Notícias Semana de Natal sem prenda no sapatinho. Preço dos combustíveis vai subir

Combustíveis

Semana de Natal sem prenda no sapatinho. Preço dos combustíveis vai subir

Muitos vão viajar na semana do Natal e talvez seja melhor antecipar o abastecimento: o preço do gasóleo vai subir mais do que o da gasolina.

Abastecimento de um automóvel vermelho
© Wassim Chouak / Unsplash

O preço dos combustíveis não parece querer colaborar com o espírito natalício, registando uma nova subida na próxima segunda-feira, 23 de dezembro.

Segundo fontes do setor prevê-se um aumento de 1,5 cêntimos por litro para o gasóleo simples e de meio cêntimo para a gasolina.

Isso faz com que o preço médio do gasóleo simples se vá fixar nos 1,611 €/l e o da gasolina simples 95 nos 1,719 €/l.

A base de cálculo para o preço dos combustíveis, como habitual, são os valores divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Neste caso, os referentes a ontem, quinta-feira, dia 19 de dezembro.

Os valores apresentados pela DGEG já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras, bem como as medidas do Governo atualmente em vigor.

Temos de reforçar que estes não são os preços que vai encontrar nos postos de abastecimento — os revendedores podem praticar o preço que entenderem. Estes são valores médios e apenas indicativos.

Medidas do Governo

As medidas extraordinárias de apoio aos combustíveis mantêm-se em vigor, mas estão a ser progressivamente reduzidas.

A partir de 1 de janeiro de 2025, o «desconto» do ISP vai ser reduzido, mas o impacto na carga fiscal sobre o preço dos combustíveis será nulo, garante o Ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento.

Isto porque será compensado pela redução da taxa de carbono que, relembramos, viu o seu valor ser atualizado em alta três vezes, no espaço de poucas semanas, entre agosto e setembro. O Orçamento do Estado para 2025 indica que esse valor deveria continuar a subir, mas já não será assim. Fique a saber o que vai acontecer em detalhe:

O somatório de todos os «descontos» dá 17,6 cêntimos por litro de gasóleo e 19,2 cêntimos por litro de gasolina.

Fonte: Eco

Sabe esta resposta?
Qual era o consumo anunciado para o Opel Corsa Eco 3?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Corsa Eco 3. O «rei dos consumos» que a Opel não produziu