Notícias Fim de ano. O que vai acontecer ao preço dos combustíveis?

Combustíveis

Fim de ano. O que vai acontecer ao preço dos combustíveis?

Na semana que passamos de 2024 para 2025 veremos poucas ou nenhumas diferenças no preço dos combustíveis. Fique a conhecer as previsões.

Pistolas de abastecimento de combustível
© Engin Akyurt / Unsplash

Estamos a poucos dias de entrar num novo ano e o início dessa semana (30 de dezembro) será marcado por uma descida ligeira no preço do gasóleo, prevendo-se que não haja variação no preço da gasolina.

Depois da subida de preço esta semana em ambos os combustíveis, a descida prevista de apenas meio cêntimo por litro no preço médio do gasóleo simples pode saber a pouco.

Assim, no início da próxima semana, o preço médio do gasóleo simples deverá fixar-se nos 1,606 €/l e o da gasolina simples deverá manter-se nos 1,718 €/l.

A base de cálculo para o preço dos combustíveis, como habitual, são os valores divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Neste caso, os referentes à passada quinta-feira, dia 26 de dezembro.

Os valores apresentados pela DGEG já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras, bem como as medidas do Governo atualmente em vigor.

No entanto, é necessário reforçar que estes não são os preços que vai encontrar nos postos de abastecimento. São apenas valores médios e indicativos. E os revendedores têm liberdade para praticar o preço que quiserem.

Medidas do Governo

As medidas extraordinárias de apoio aos combustíveis mantêm-se em vigor, mas têm vindo a ser progressivamente reduzidas.

Indicador de combustivel com luz de reserva acesa
© Erik Mclean

A partir de 1 de janeiro de 2025, o «desconto» do ISP vai ser reduzido, mas o impacto na carga fiscal sobre o preço dos combustíveis será nulo, porque será compensado pela redução da taxa de carbono. Por isso, não deveremos assistir a diferenças de preço entre 31 de dezembro de 2024 e 1 de janeiro de 2025.

O somatório de todos os «descontos fiscais» até à data dá 17,6 cêntimos por litro de gasóleo e 19,2 cêntimos por litro de gasolina.

Fonte: Contas Poupança