Notícias Volvo EX90 recebeu luz verde para o início da produção

Produção

Volvo EX90 recebeu luz verde para o início da produção

Depois de ter visto a sua produção adiada, o Volvo EX90 parece ter finalmente tudo o que é preciso para começar a ser produzido em série.

Volvo EX90 - 3/4 de frente
© Volvo

As primeiras unidades Volvo EX90 já deveriam ter chegado a Portugal no final do ano passado. No entanto, devido a problemas relacionados com o “desenvolvimento de software“, o início da produção do novo SUV elétrico da marca foi sendo adiado.

O atraso deveu-se, essencialmente, à integração do LiDAR (Light Detection And Ranging). As dificuldades encontradas foram, finalmente, resolvidas.

É precisamente do fornecedor do LiDAR do EX90, a Luminar, que veio a notícia de que já começaram a entregar à Volvo as primeiras unidades do seu sistema, em antecipação ao início de produção.

LiDAR
© Volvo O LiDAR fica posicionado imediatamente acima do para-brisas do Volvo EX90.

Recorde-se que desde o início dos tempos que a Volvo se destaca pelo seu compromisso com a segurança rodoviária. Porém, a marca sueca reforçou esta responsabilidade no lançamento deste modelo, quando o apresentou como o automóvel “mais seguro de sempre”.

Entre o gigantesco arsenal de sistemas e sensores que marcam presença no Volvo EX90, o LiDAR é fundamental para atingir esse estatuto.

Trata-se de uma tecnologia que permite «ver» algumas centenas de metros à frente e em torno do veículo, independentemente da altura do dia. Tem a capacidade de detetar outros automóveis, peões, ciclistas e outros obstáculos com um nível de precisão elevada e sem depender de câmaras.

A Volvo tinha anunciado no ano passado que, apesar do atraso, contava iniciar a produção deste modelo ainda no primeiro semestre de 2024, o que pelos vistos se confirma.

Volvo EX90 em Portugal

Mesmo considerando o atraso na produção, o construtor sueco deu início às encomendas do EX90 em Portugal ainda no ano passado.

Para o nosso mercado, a gama conta com três níveis de equipamento (Core, Plus e Ultra), três patamares de escolha para o sistema de propulsão e duas baterias:

  • Single Motor — 205 kW (279 cv), tração traseira, bateria com 109 kWh, autonomia até 580 km;
  • Twin Motor — 300 kW (408 cv), tração integral, bateria com 111 kWh, autonomia até 600 km;
  • Twin Motor Performance — 380 kW (517 cv), tração integral, bateria com 111 kWh, autonomia até 590 km.

Se tudo correr de acordo com os planos, no segundo semestre deste ano já poderemos contar com o Volvo EX90 a circular nas estradas portuguesas.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Volvo 480?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lembras-te do Volvo 440? Comemora 30 anos de existência!