Notícias Volvo XC40 e EX40 atingiram hoje um marco histórico

Indústria

Volvo XC40 e EX40 atingiram hoje um marco histórico

Nem todos os modelos se podem «gabar» de já contar com mais de um milhão de unidades produzidas. O Volvo XC40 é, a partir de hoje, um deles.

Volvo XC40 EX40 - linha de produção
© Volvo Cars

Sete anos depois (lançado em 2017) de termos visto o primeiro Volvo XC40 sair da linha de produção, na fábrica belga de Ghent, a marca acaba de alcançar a meta histórica de um milhão de unidades produzidas.

De todas estas, 175 mil são 100% elétricas, demonstrando que um dos mais compactos SUV da marca tem sido fundamental para esta fase de transição energética. Isto, apesar das versões 100% elétricas só terem chegado ao mercado em 2019.

Volvo XC40 EX40 - Um milhão de unidades produzidas
© Volvo Cars

Mais recentemente, e de forma a alinhar com a estratégia da Volvo, as versões 100% elétricas deste modelo viram a sua designação passar de XC40 para EX40. A designação original, no entanto, mantém-se nas versões equipadas com motor de combustão.

O Volvo XC40/EX40 ficará para sempre na história da marca como o seu primeiro modelo totalmente elétrico.

Na fábrica de Ghent, além do XC40/EX40, também já se está a preparar para começar a produzir o mais compacto Volvo EX30 — que se tem revelado um verdadeiro sucesso no mercado europeu —, já a partir de 2025.

“Assinalamos hoje um marco muito importante na história da Volvo Car Ghent e é com muito orgulho que anuncio que produzimos o nosso milionésimo XC40.”

Stefan Fesser, Gestor da Fábrica de Ghent

Apesar de estar em produção e em comercialização há sete anos, o Volvo XC40/EX40 tem conseguido manter-se sempre atual, graças a uma constante evolução por parte da marca. Tanto no que diz respeito a tecnologia, como também visualmente, nunca se distanciando dos restantes modelos da gama.

A não perder: Enxurrada de novidades Volvo: 10 novos ou renovados modelos a caminho