Notícias Veja o que os estagiários da Audi fizeram ao A2

Protótipo

Veja o que os estagiários da Audi fizeram ao A2

O Audi A2 está a celebrar 25 anos e serviu de de base para o novo projeto da equipa de aprendizes da marca. O A25years é o resultado.

Audi A2 elétrico, frente 3/4
© Audi

O mesmo programa de estágios na Audi que nos deu os protótipos Audi RS 6 GTO (2020) e o reimaginado NSU Prinz (2023), volta a brilhar com este Audi A25years, que celebra os 25 anos do visionário A2, convertendo-o num elétrico.

Por incrível que pareça, já passaram 25 anos sobre o lançamento do pequeno Audi A2, considerado por muitos à frente do seu tempo. Distinguia-se dos concorrentes pela sua carroçaria em alumínio e aerodinâmica apurada (Cx que ia dos 0,25 aos 0,28, notável para um veículo tão curto e alto).

Se o preço elevado e uma aparência pouco convencional não o ajudaram no plano comercial, as premissas que o definiram continuam tão válidas hoje como quando foi lançado. Dimensões compactas com excelente aproveitamento de espaço, peso baixo e aposta na eficiência, que permitia consumos muito comedidos — chegou a ter uma versão que gastava apenas 3,0 l/100 km.

O Audi A2 nasceu antes da transição para a mobilidade elétrica que estamos a passar — só esteve disponível com motores a combustão, a gasolina e gasóleo —, mas as características que o definiam fazem deste utilitário um excelente argumento a favor dos elétricos.

Foi precisamente isso que os aprendizes no programa da Audi fizeram, transformando o A2 numa espécie de A2 e-tron. Infelizmente não foram avançadas especificações e, por isso, não sabemos nem a potência, a capacidade da bateria ou a autonomia.

Audi A25years ou A2 E-tron, traseira
© Audi

Os aprendizes não se limitaram a trocar um tipo de motorização por outro. Como é possível ver, efetuaram um restyling para melhor integrar o A2 nos cânones estéticos contemporâneos, influenciados pelos modelos e-tron da Audi.

Podemos ver que este A2 elétrico tem novos faróis e farolins, agora em LED e, vergando-se aos ditames da moda, também os quatro anéis identificadores da marca, são agora iluminados. Os para-choques foram reestilizados, sendo agora mais «limpos».

Os manípulos das portas desapareceram, assim como os retrovisores, que foram substituídos por câmaras. Fica por saber o efeito destas modificações na aerodinâmica, que pode ser potenciado ainda pelas novas rodas totalmente cobertas e o novo spoiler traseiro transparente.

O Audi A2 poderá regressar?

Como referimos, o Audi A2 não foi o sucesso de vendas esperado, com o preço elevado (mais caro que até propostas do segmento acima) a ser a principal razão. No entanto, o conceito era e é válido. A Audi já «ameaçou» fazer regressar o A2, primeiro em 2011 com o A2 Concept, depois com o AI:ME em 2019, assente sobre a plataforma MEB do Grupo Volkswagen.

Aprendizes com Audi A25years ou A2 E-tron
© Audi A equipa de aprendizes que criou o Audi A25years.

Nunca chegou a concretizar-se e não é de esperar que venha a acontecer, sobretudo, nos moldes do original. Sabemos que a Audi está a preparar um modelo elétrico de entrada (previsto para 2027), posicionado abaixo do Q4 e-tron, e poderá receber a designação A2.

O recurso a essa designação, no entanto, terá mais a ver com o novo esquema de designações da Audi — números pares para os elétricos e ímpares para os modelos a combustão —, do que propriamente ser uma alusão direta ao A2 original. Não se sabe ainda ao certo que formato irá ter, mas deverá ocupar o mesmo lugar do atual A3.