Depois de vários testes realizados em 2021, a Ponte Vasco da Gama vai mesmo passar a contar com um radar de velocidade média.
Este novo equipamento vai entrar em funcionamento hoje, dia 27 de março, aumentando assim a fiscalização na «segunda travessia do Tejo», como tantas vezes é apelidada a Ponte Vasco da Gama.
Para os condutores mais distraídos, a app Waze já informou que vai passar a alertar para este novo radar nas próximas 48 horas:
Este novo radar de velocidade média junta-se assim aos restantes 12 que já estão em funcionamento desde o dia 1 de setembro de 2023. Veja a localização de todos os radares de velocidade média no artigo relacionado abaixo:
Lista A localização de todos os radares de velocidade fixos em PortugalComo funcionam os radares de velocidade média?
Como o nome indica, estes radares são capazes de calcular a velocidade média, ao invés dos outros, que captam a velocidade instantânea. Nesse sentido, nem deveriam chamar-se radares, pois são essencialmente cronómetros com câmaras fotográficas.
Ou seja, estes medem o tempo que um veículo demora a percorrer uma determinada distância entre dois pontos, calculando posteriormente a velocidade média de passagem.
Algo que se torna possível por existirem dois pontos de leitura, um à entrada e outro à saída de um determinado percurso. No ponto de entrada, o sistema regista a matrícula do veículo e a hora de passagem, fazendo novamente o mesmo no ponto de saída.
Ver também Radares de velocidade média. O que são e como funcionam?Caso a velocidade média calculada esteja acima do limite legal para essa via, o proprietário desse veículo será autuado.
Sem comentários
Radar de velocidade média da Ponte Vasco da Gama vai ser ligado hoje
Novo radar de velocidade média vai aumentar a fiscalização na Ponte Vasco da Gama. Junta-se a mais 12 que já estão em serviço desde 2023.
Consulte, antes de comentar, a informação legal e os nossos termos e condições aqui
Este artigo ainda não tem comentários.
Seja o primeiro a partilhar uma opinião.