Notícias Bugatti bateu mais um recorde de velocidade e foi num descapotável

Recorde

Bugatti bateu mais um recorde de velocidade e foi num descapotável

A Bugatti juntou um quarto modelo à sua coleção de automóveis recordistas. Desta vez, num W16 Mistral, Andy Wallace superou os 450 km/h.

Bugatti W16 Mistral World Record - vista de frente
© Bugatti

A Bugatti acaba de adicionar um quarto modelo à sua lista de recordes de velocidade, desta vez, com o Mistral. Desde o passado fim de semana, este é agora o descapotável mais rápido do planeta, por ter alcançado uma velocidade máxima de 453,91 km/h.

Ao volante estava, como habitual, o piloto de testes da marca de Molsheim — e vencedor das 24 horas de Le Mans —, Andy Wallace. Depois de uma primeira volta ao gigantesco circuito de Papenburg, na Alemanha, apenas para aquecer os pneus, o Bugatti Mistral W16 estava pronto para uma segunda volta a fundo.

Para Wallace, a regra era sair do banking já a 200 km/h, antes de começar a ganhar velocidade e poder, então, acelerar a fundo para a longa reta do circuito alemão, com mais de quatro quilómetros.

Para ser o descapotável mais rápido do mundo, Wallace teve de efetuar este desafio sem tejadilho e totalmente exposto aos elementos. Mas o piloto só tem rasgados elogios a dizer:

“Foi incrível sentir a estabilidade do carro. Tive a sensação de que queria ir mais depressa”.

Andy Wallace, piloto oficial da Bugatti

A SGS-TÜV Saar GmbH foi a entidade oficial presente neste momento, com o objetivo de certificar este recorde. No final da tentativa, ficou marcado o valor oficial de 453,91 km/h.

Além de alguns convidados e da equipa de técnicos e de gestão, também esteve presente Mate Rimac, o CEO da Bugatti Rimac, que destacou o “feito definido pela paixão e pela busca pela perfeição”.

Coleção de recordes

Pela primeira vez na história da marca, o proprietário do veículo recordista esteve presente para testemunhar este feito. E este não é estranho a ter na sua coleção Bugatti que alcançaram recordes.

Isto porque possui cada um dos Bugatti World Record Cars: o Veyron 16.4 Super Sport, o Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse World Record Edition e o Chiron Super Sport 300+. Agora junta à coleção este W16 Mistral World Record Car.

Todos estes modelos fazem parte de uma das coleções de automóveis mais especiais do planeta, The Singh Collection, de Punjab, na Índia.

Além disso, pela primeira vez, foi efetuada uma segunda passagem no circuito, com Wallace ao volante e o cliente no lugar do passageiro.

Tal como referido pela marca, além do recorde de velocidade, provavelmente, também foi batido o recorde “não oficial” para o passageiro de uma experiência de condução mais rápido de sempre.

Para que se possa juntar aos outros três recordistas de velocidade, o Bugatti W16 Mistral World Record Car — de 14 milhões de euros —, foi decorado com o tom vivo “Jet Orange” na parte inferior da carroçaria e nas jantes.

Esta combinação parece destacar ainda mais a carroçaria em fibra de carbono preto, totalmente visível. A bordo, a decoração mantém-se, com diversos elementos em cor de laranja, que fazem com que o condutor destes automóveis únicos nunca esqueça a missão para que foram criados e afinados.