Notícias Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde de distância em 24 horas

Antevisão

Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde de distância em 24 horas

A nova geração do Mercedes-Benz CLA já conta com um recorde de distância para elétricos, destronando o Porsche Taycan.

Mercedes-Benz CLA - 3/4 de frente
© Mercedes-Benz

A terceira geração do Mercedes-Benz CLA está cada vez mais perto de ser apresentada. Mas antes disso, a marca alemã decidiu antecipar algumas das novidades sobre aquele que poderá ser um dos Mercedes-Benz mais importantes dos próximos anos.

Antes de as conhecermos, talvez ainda mais importante seja o recorde de distância que o novo CLA elétrico alcançou, ao percorrer 3715,6 km em apenas 24 horas no circuito de Nardò, em Itália. São mais 289 km que o anterior recordista, o Porsche Taycan, que tinha conseguido 3426,6 km em 2019 no mesmo local.

Uma vez que se trata de um modelo 100% elétrico é claro que foram necessárias paragens para carregamentos — cerca de 40, durante as 24 horas, representando 28% do tempo total do teste —, cada uma com uma duração de cerca de 10 minutos. Mesmo assim, a velocidade média final foi de 154,8 km/h.

Mercedes-Benz CLA - 3/4 de frente
© Mercedes-Benz

Sabe-se que a plataforma MMA (Mercedes Modular Architecture) suporta uma arquitetura de 800 V, estimando-se que possa receber carregamentos à volta dos 250 kW, que podem chegar aos 300 kW por curtos períodos de tempo (função Boost).

Um valor que permite carregar em 15 minutos o suficiente para 400 km e que deixa antever, segundo a Mercedes, uma autonomia máxima em torno dos 750 km.

O protótipo do Mercedes-Benz CLA usado para esta experiência em Nardò estava equipado com um único motor elétrico, montado no eixo posterior e com uma caixa com duas relações. Não será a única, prevendo-se vários patamares de potência, e versões com dois motores. Até está prevista uma opção assinada pela AMG.

Quando aos motores de combustão ainda não é desta que ficam na prateleira, uma vez que a plataforma do CLA também foi concebida para os receber. Esperem versões mild-hybrid 48 V, com a origem dessa opção a estar a dar que falar:

Espreitar por entre a camuflagem do CLA

A Mercedes-Benz quer aguçar a curiosidade sobre o novo CLA e lançou um vídeo em que o próprio diretor-executivo da marca, Ola Källenius, serve de guia ao novo modelo e leva-nos a bordo para um pequeno teste dinâmico. Até chegou a remover um pouco da camuflagem, revelando os grupos óticos do novo CLA.

Podemos ver que o CLA de produção vai herdar do CLA Concept a assinatura luminosa, que inclui uma estrela de três pontas (em alusão ao logótipo da marca) colocada no centro da ótica, tanto à frente como atrás. Também conseguimos ver que entre as óticas dianteiras vai estar presente uma barra horizontal em LED, contribuindo para a assinatura visual deste modelo.

Do lado mais tecnológico, o CLA será também o primeiro modelo da marca a incluir o novo sistema operativo (MB.OS). Em destaque está uma interação entre o sistema e o condutor mais natural e intuitiva, com a ajuda do Assistente Virtual MBUX alimentado por IA.

A Mercedes-Benz tem anunciado a nova geração do CLA como o início de uma nova era no segmento de entrada na marca alemã.

Esta será marcada, especialmente nas versões elétricas, por “novos padrões em termos de autonomia, eficiência e velocidade de carregamento”. Além do novo CLA, estão previstos mais três modelos com a mesma base: CLA Shooting Brake, EQA e EQB.