O Mazda MX-5 é o roadster mais vendido do mundo e tudo começou com a geração NA, que já se pautava pelos trunfos que viriam a fazer deste um automóvel tão icónico: leveza, agilidade e diversão.
Ao longo dos últimos anos, e mesmo com a chegada de gerações mais potentes e modernas (a NC e a ND, a última), a primeira (NA) nunca deixou de cativar e a procura pelos MX-5 originais nunca abrandou.
Mas apesar disso, há uma empresa italiana que promete tornar o Mazda MX-5 NA ainda mais especial, transformando-o num speedster com apenas um lugar e dando-lhe o motor naturalmente aspirado de 2.0 litros e 184 cv do MX-5 mais recente, o ND.
A NÃO PERDER: Mazda MX-5 Shooting Brake. A variante que faltava ao MX-5?Inspirado nos protótipos Miata M Speedster (1995), no Miata Mono-Posto (2000) e no mais recente MX-5 Speedster (2015), o NM Concept, em que o NM significa “Naked Monoposto”, é um MX-5 NA convertido numa barchetta monolugar.
Para alcançar este estilo, os designers da Gorgona Cars — jovem empresa italiana fundada pelo engenheiro mecânico David Galliano e pelo jornalista automóvel Omar Abu-Eideh — livraram-se do para-brisas e da capota e cobriram todo o habitáculo com um painel na mesma cor da carroçaria, com exceção natural do posto do condutor.
Destaca-se a bossa aerodinâmica atrás do encosto de cabeça, o pequeno óculo montado acima da instrumentação e o spoiler traseiro, bem como a porta do condutor, que é bastante mais baixa do que no modelo original.
De forma opcional, as portas, as cavas das rodas dianteiras e o capô podem ser feitos em fibra de carbono, deixando este NM Concept a acusar uns meros 830 kg na balança.
Foco total na condução
A contribuir para o peso baixo, o habitáculo está despido de tudo o que não é essencial, como por exemplo ar condicionado, sistema de infotainment ou até sistema de som. No interior encontramos apenas um volante desportivo Momo, uma baquet RCC com cinto de quatro pontos e acabamentos em Alcantara.
Um “coração” moderno
Tão ou mais importante do que a revolução estética é a operação radical feita ao nível da mecânica. É que debaixo do capô deste NM Concept encontramos o motor Skyactiv-G de 2.0 litros naturalmente aspirado com 184 cv e 205 Nm do MX-5 da era moderna, o ND, que também “emprestou” a esta barchetta a caixa manual de seis velocidades e o diferencial traseiro.
LEIAM TAMBÉM: Neste dia, o Mazda MX-5 foi o melhor carro do mundo…Para suportar este aumento de potência a rigidez torsional do chassis foi elevada para o dobro e quer o esquema de suspensão quer o sistema de travagem foram totalmente modificados de forma a melhorar o comportamento dinâmico deste modelo em toda a linha.
Vai ser produzido?
Até pode ter “ares” (e nome) de protótipo, mas o NM Concept vai ser produzido, ainda que numa escala muito pequena. Cada unidade vai custar aproximadamente 70 000 euros, antes de impostos. E isto sem contar com o custo do carro dador.
Está longe (mesmo muito longe…) de ser barato, mas este é o preço a pagar por um dos Mazda MX-5 mais especiais que vimos nos últimos tempos.
Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Mazda 323 GT-R?
Oops, não acertou!
Pode encontrar a resposta aqui:
Os “hot hatch” japoneses de tração integral que chegaram primeiro que o GR YarisParabéns, acertou!
Vai para a próxima perguntaou lê o artigo sobre este tema:
Os “hot hatch” japoneses de tração integral que chegaram primeiro que o GR Yaris
Sem comentários
Barchetta monolugar e com o motor de 184 cv do ND. A versão mais radical do Mazda MX-5 NA?
Os italianos da Gorgona Cars transformaram o Mazda MX-5 NA numa espetacular barchetta monolugar e deram-lhe um motor a condizer.
Consulte, antes de comentar, a informação legal e os nossos termos e condições aqui
Este artigo ainda não tem comentários.
Seja o primeiro a partilhar uma opinião.