Notícias Este R17 Electric Restomod devia fazer a Renault mudar de ideias

Restomod

Este R17 Electric Restomod devia fazer a Renault mudar de ideias

A reinterpretação moderna deste conhecido coupé francês é o R17 Electric Restomod, alimentado por um motor elétrico e com tração traseira.

R17 Electric Restomod - 3/4 de frente
© Renault

A Renault está a adorar as viagens ao passado, numa onda de nostalgia que até já fez renascer o Renault 5. Em paralelo, existem outros projetos, como este R17 Electric Restomod, desenvolvido em parceria com o designer francês Ora Ïto.

Trata-se de uma reinterpretação moderna do coupé Renault R17 dos anos 70, mas com soluções e tecnologias atuais. A carroçaria, por exemplo, é construída em fibra de carbono.

A Renault não tenciona produzi-lo, mas quanto mais olhamos para ele, mais achamos que a marca francesa devia rever esta decisão. Luca de Meo, estás a ler isto?

Restomod está na moda

Visto de frente ou de traseira, o R17 Restomod parece um modelo futurista, quase ao estilo de cyberpunk. Não há dúvida que estes tipos de abordagens estão na moda — há várias marcas a fazê-lo, com destaque para a Hyundai.

A carroçaria apresenta formas mais pronunciadas nos guarda-lamas, por exemplo, enquanto se destaca pela imagem mais «limpa» e quase sem arestas.

Atrás, o minimalismo das formas deixa que se destaque a faixa original vermelha em LED e o logótipo da marca francesa, ao centro. Já na frente, os quatro pontos de iluminação amarelo são inspirados no modelo original, mas com um estilo futurista. E também com a tecnologia de LED.

De perfil, ficam imediatamente identificadas as semelhanças com o modelo original. A moldura das janelas é um excelente exemplo disso. Mas depois, mantêm-se ainda as cortinas laterais, que cobrem os vidros traseiros.

Habitáculo «retro futurista»

Ora Ïto quis manter a originalidade do modelo dos anos 70, adotando o mesmo formato da estrutura dos assentos e a envolvência da posição de condução. Ainda assim, há novos painéis das portas e o volante tem agora um formato retangular.

R17 Electric Restomod - consola e volante
© Renault

Teletransportámos o R17 para o futuro respeitando os elementos mais marcantes da sua identidade. Quis vestir este restomod com uma segunda pele para o engrandecer e levar de volta à época utilizando a minha visão pessoal.

Ora Ïto – Designer do R17 Electric Restomod

No centro da consola está um ecrã de comando tátil para o sistema de navegação, mas que também inclui um desenho mais nostálgico. Para o painel de instrumentos foram desenvolvidos quatro elementos, semelhantes aos mostradores existentes no modelo original. No entanto, no seu interior, estão agora quatro pequenos ecrãs.

O Renault 17 dos anos 70

Para quem não se lembra, o Renault 17 original foi apresentado no início da década de 70, com um visual mais desportivo de coupé e um estilo irreverente. Na altura, estava equipado com um motor 1.6 a gasolina de injeção eletrónica.

Renault 17 - vista lateral
© Renault

Segundo a marca, entre 1971 e 1979, foram comercializadas mais de 100 mil unidades deste modelo, que tem hoje uma procura bastante elevada por parte dos colecionadores.

O R17 Electric Restomod usa um motor 100% elétrico, instalado no eixo traseiro, com uma potência máxima de 199 kW (270 cv). A autonomia máxima declarada é de 400 km.

Sabe esta resposta?
Que preparador desenvolveu uma versão Spider do Renault Espace?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Sbarro Espera Espace Spider. A Renault Espace descapotável que poucos conhecem