Notícias Novo motor 2.0 Turbo da Toyota poderá deixar os alemães a ver navios

Motores

Novo motor 2.0 Turbo da Toyota poderá deixar os alemães a ver navios

O futuro é elétrico, mas a Toyota não esquece a alta performance a combustão. O novo 2.0 Turbo já anunciado poderá ir até aos 600 cv em competição.

Toyota, Mazda e Subaru juntas para salvar motor de combustão 8
© Toyota

A Toyota fez um enorme estrondo no início deste ano quando anunciou que, em conjunto com a Subaru e com a Mazda, estava trabalhar numa nova linha de motores a gasolina. Estas marcas estão convencidas que, sem prejuízo da eletrificação em curso, continuará a existir mercado para os motores de combustão e que estes podem ser compatíveis com as novas metas ambientais.

Foi então anunciado uma nova geração da tecnologia híbrida da Toyota — que a marca diz poderá mudar as regras do jogo —, e dois novos motores a combustão, ambos com quatro cilindros, atmosféricos e turbo, mas com cilindradas distintas: 1,5 l e 2,0 l.

Do que sabíamos até agora, estes novos motores prometiam maior eficiência e tamanho mais compacto, sem penalizar o rendimento. Agora, a publicação japonesa Best Car realça a alta performance destes motores.

Motor 2.0 Turbo Toyota
© Toyota Esta nova família de motores de alta performance deverá ser compatível com combustíveis sintéticos.

Citando fontes da marca, a Best Car avança que o motor 2.0 Turbo a gasolina será capaz de debitar até 600 cv (300 cv/l) na especificação de competição, sem recurso a qualquer tipo de eletrificação.

A variante para modelos de produção — a que mais nos interessa, naturalmente —, os números são igualmente impressionantes: na versão mais potente poderá desenvolver 400 cv e 550 Nm e numa spec intermédia até 300 cv e 400 Nm.

Alemães a ver navios?

Com estes números e estas especificações, o propósito deste motor só deverá ser um: animar modelos desportivos. Poderá ser o «adeus» definitivo da Toyota aos motores BMW, nomeadamente no Toyota Supra que recorre a motores do rival alemão por falta de alternativa interna.

Quanto à Mercedes-AMG, poderá ter neste novo motor da marca japonesa, finalmente(!), um rival à altura do aclamado motor M 139 que anima o Mercedes-AMG A 45 4Matic.

E quão avançado está o desenvolvimento deste motor da Toyota? Neste vídeo vemos este novo 2.0 Turbo, já em fase de testes, a animar um protótipo da Lexus:

Os rumores explodiram recentemente sobre os modelos que poderão receber estas variantes mais potentes dos novos motores. E cruzam-se com outros sobre o plano da Toyota para os seus futuros desportivos.

A Best Car diz que um futuro Toyota MR2, com motor em posição central traseira, será um dos candidatos mais prováveis — a publicação japonesa fala em duas propostas, esta a combustão e outra elétrica, a versão de produção do protótipo FT-Se, revelado em 2023.

Mais recentemente, tem sido o regresso do Celica a animar os rumores. Com este motor, seria uma espécie de regresso do GT-Four: motor dianteiro e tração às quatro rodas. A espera para confirmar qualquer um dos dois poderá ser longa. O que realmente sabemos é que este novo 2.0 Turbo da Toyota não deverá chegar ao mercado antes de 2026.

Altura em que a Toyota e a Gazoo Racing deverão começar a apresentar os seus novos desportivos. Até lá temos muito para nos entreter, o «inverno» será longo:

Fonte: Best Car