A temporada anual de automóveis clássicos, tradicionalmente, começa logo no arranque de fevereiro com o Rétromobile.
O momento do ano é o certo. Os colecionadores de automóveis estão desejosos de mandar os invernos rigorosos para trás das costas e deixar as suas coleções sair à rua — mesmo que protegidas pelos pavilhões da feira de automóveis vintage.
A 48ª edição do Rétromobile terá lugar de 31 de janeiro a 4 de fevereiro com celebrações relevantes, como o 100.º aniversário do fabricante britânico MG (marca que agora pertence ao grupo chinês SAIC). Já a marca Delahaye é um pouco mais velha e sopra as 130 velas.
70 anos de Mercedes-Benz SL
A Mercedes-Benz «preparou confetis» para assinalar os 70 anos do modelo SL neste evento parisiense. O cabeça de cartaz das celebrações é o raramente exposto protótipo 300 SL de corridas (W 194/11), a que muitos chamam “planador” devido às suas formas.
Desenvolvido para a temporada automobilística de 1953, foi um dos modelos que antecedeu o 300 SL final (W 198). O “planador” nunca chegou a ter o seu batismo oficial nas pistas, porque a Mercedes decidiu concentrar atenções na Fórmula 1 a partir de 1954.
Há mais para ver. O Museu de Blindados de Saumur (onde se encontra a maior exposição de tanques do mundo) e o Club des Teuf Teuf (o mais antigo clube de proprietários de automóveis antigos de França) mostram com orgulho o tanque Chaffee M24 e oito modelos do pré-guerra da Renault.
Enciclopédias vivas
Este é também o evento certo para novos investidores ou colecionadores entrarem no ramo. O Rétromobile 2024 também oferece workshops organizados pela associação FFVE (Federation Francaise des Vehicules d’Epoque).
Aqui, tem acesso a informação e peritos que podem ajudar a perceber quais os regulamentos e as classes que existem antes que se avance para um mau negócio, mas também ajuda quem já é colecionador a aprender mais sobre técnicas de restauro e informação sobre peças originais.
Este é sítio certo para «pôr à prova» os conhecimentos recém-adquiridos. Pois, no Rétromobile – mais do que na maioria de outros salões de clássicos – muitos automóveis clássicos mudam de dono em transações que movimentam milhões de euros todos os anos.
Por entre os Ferraris a serem leiloados este ano destaca-se o 250 GT Spider California, que foi vendido novo em Hollywood no já muito longínquo ano de 1958. Há também quase 20 coleções completas da Ferrari, incluindo o exclusivo acervo suíço que inclui um 275 GTB Berlinetta, um 250 GT Cabriolet Pininfarina Série 2 com hardtop e o Mercedes-Benz 300 SL Papillon.
Clássicos para todos os gostos
Para quem se inclina mais para carros desportivos, estarão também presentes «jovens» ícones do desporto automóvel como o Citroën DS3 WRC by Sébastien Loeb e o BMW M1 Procar.
Assim como outros modelos com exclusividade assegurada como o Lamborghini Sián de 2021 e 13 Porsche, incluindo o 911 S vendido ao três vezes campeão olímpico de esqui Jean-Claude Killy em 1968.
Para quem procura orçamentos mais modelos, existe uma categoria de leilão de veículos até 25 mil euros. A prestigiada leiloeira RM Sotheby’s, por exemplo, vai perguntar “quem dá mais?” por uma miniatura do lendário BMW 328.
E, finalmente, a cereja no topo do bolo, vão também ser apresentados modelos como o Ferrari 250 GT SWB Berlinetta Competizione by Scaglietti, que deverá merecer pelo menos uns nove milhões de euros, ou um imaculadamente branco Ferrari LaFerrari, com uma cotação de mercado a rondar os quatro milhões.
Por todas estas e outras razões, vale sempre a pena uma visita a Paris, especialmente no próximo fim de semana, especialmente para ver o Rétromobile 2024.
Sabe esta resposta?
Qual foi a marca que criou o modelo Track?
Oops, não acertou!
Pode encontrar a resposta aqui:
Esqueça os «papa-reformas». Aixam também fez um supercarro todo o terrenoParabéns, acertou!
Vai para a próxima perguntaou lê o artigo sobre este tema:
Esqueça os «papa-reformas». Aixam também fez um supercarro todo o terreno
Sem comentários
Rétromobile 2024 abre as portas hoje. Viagem ao passado para todos os gostos
Desde relíquias sobre rodas a workshops para aprendizes… há de tudo no Rétromobile 2024, que estará de portas abertas até domingo, em Paris.
Consulte, antes de comentar, a informação legal e os nossos termos e condições aqui
Este artigo ainda não tem comentários.
Seja o primeiro a partilhar uma opinião.