Notícias Novo Lexus ES quer fazer os alemães tremer e esconde o jogo no habitáculo

Salão de Xangai 2025

Novo Lexus ES quer fazer os alemães tremer e esconde o jogo no habitáculo

Apresentado no Salão de Xangai, o novo Lexus ES vai ter versões híbridas e elétricas. O interior estreia uma filosofia que oculta a tecnologia.

traseira lexus es 2026
© Lexus

A marca de luxo da Toyota estreou hoje, no Salão de Xangai, a oitava geração do Lexus ES, um modelo que, apesar da sua histórica presença nos EUA e no mercado asiático, quer agora afirmar-se na Europa.

A ambição é clara: não o pretende fazer apenas como uma alternativa às berlinas premium alemãs — Mercedes-Benz Classe E, Audi A6 e BMW Série 5 —, mas sim como uma proposta aspiracional, assente em novos argumentos técnicos e estéticos.

Como veremos mais adiante, o interior estreia uma nova filosofia na Lexus que «esconde» aquilo que está à vista de todos. Por fora, é talvez a maior revolução na história deste modelo, que foi lançado pela primeira vez em 1989.

Primeira motorização elétrica do Lexus ES

A nova geração do ES cresceu em dimensões e chega com uma presença mais afirmada, graças a uma evolução do conceito spindle body da Lexus. A silhueta é agora mais limpa e aerodinâmica, destacando-se pela secção dianteira com a assinatura luminosa em “L” e por um perfil que quase dispensa a tampa da bagageira.

Pela primeira vez, o ES passa a estar disponível com duas variantes 100% elétricas: o ES350e com tração dianteira e 165 kW (224 cv); e o ES 500e com tração integral e 252 kW (343 cv). Estes partilham a nova plataforma GA-K com os restantes modelos da gama e introduzem os novos eAxles da Lexus, com motor e controlo integrados num só módulo.

baterias e plataforma lexus es 2026
© Lexus Cadeia cinemática e chassis do Lexus ES elétrico, uma estreia absoluta na longa história do modelo.

Híbrido? Sim, em dose dupla

Para quem ainda não está pronto para um elétrico, a Lexus manteve duas versões híbridas: o ES 300h (201 cv) e o ES 350h (247 cv), as duas com tração dianteira ou integral.

Ambas as versões utilizam o conhecido motor 2.5 de quatro cilindros, mas com uma nova afinação e uma bateria híbrida de maior capacidade. O foco continua a ser o equilíbrio entre prestações e conforto de rolamento — algo que sempre diferenciou o ES.

sistema hibrido lexus
© Lexus O conhecido sistema híbrido do Grupo Toyota conhece uma nova evolução com o Lexus ES. A bateria de maiores dimensões permitirá recorrer menos ao motor de combustão.

De acordo com a marca, para a Europa Ocidental, onde Portugal está incluído, apenas estará disponível a versão ES300h. A versão ES 350h estará limitada à Europa de Leste.

Interior redesenhado e… oculto

A filosofia Clean Tech x Elegance dita o novo ambiente interior. O cockpit é minimalista, mas funcional, com comandos que apenas se revelam quando o carro é ligado. A Lexus chama-lhes comandos “Hidden Tech” (tecnologia escondida) e são o primeiro exemplo de uma interface desenvolvida com a nova plataforma de software Arene.

O painel de instrumentos digital de 12,3’’ articula-se com o novo sistema LexusConnect e com o ecrã central de 14’’, que estreia no ES. A Lexus reforça que o novo sistema beneficia de atualizações remotas (over the air ou OTA) e da integração com a aplicação LexusLink+, que inclui o planeamento de rotas com postos de carregamento nos modelos elétricos.

Conforto de primeira classe

Segundo a marca japonesa, mais do que uma atualização técnica, o “novo ES é um manifesto de conforto”. Os bancos dianteiros foram redesenhados para reduzir fadiga e os bancos traseiros podem ser reclináveis, com apoio de pernas tipo ottoman.

bancos ottoman lexus es 2026
© Lexus O banco do passageiro dianteiro consegue dobrar-se para aumentar o espaço disponível nos lugares traseiros.

O isolamento acústico também foi melhorado — um campo onde a Lexus também tem créditos firmados — com vidros e vedações mais eficazes, e o som tridimensional da Mark Levinson tem uma nova afinação acústica que permite cancelar ruídos oriundos do exterior.

Segurança de nova geração

A nova geração do Lexus Safety System+ amplia o leque de assistências ativas, agora com monitorização do condutor com câmara, ajuda à mudança de faixa com detecção de tráfego e cruise-control adaptativo com apoio por dados cartográficos, que permite desacelerar automaticamente na aproximação a rotundas ou portagens.

Destaque ainda para o sistema de resposta de emergência do condutor, que pode imobilizar o carro de forma controlada e contactar os serviços de emergência caso detete que o condutor está incapacitado.

Disponibilidade

O novo Lexus ES chega à Europa na primavera de 2026. Relativamente a preços, ainda não existe qualquer indicação para o mercado português.

Sabe esta resposta?
Com que modelo o Toyota Sera partilha a sua base?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Toyota Sera é muito estranho mas gostei tanto dele
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

O Toyota Sera é muito estranho mas gostei tanto dele