Notícias Apanhado em excesso de velocidade? Na Áustria pode ficar sem o carro

Segurança Rodoviária

Apanhado em excesso de velocidade? Na Áustria pode ficar sem o carro

A Áustria endureceu de forma significativa as penalizações para quem é apanhado em excesso de velocidade. Nos casos mais extremos, o carro é leiloado.

Sinal de proibição — Proibido exceder 100 km/h
© Pixabay

Em dezembro de 2022 ficou-se a saber que a Áustria queria não só apreender como até leiloar o carro a quem fosse apanhado em excesso de velocidade «extremo» e parece que não estava a brincar. As novas regras estão em vigor desde 1 de março de 2024 e já fizeram a primeira «vítima».

O condutor que for apanhado a circular 60 km/h acima do limite de velocidade nas localidades ou a 70 km/h acima do limite fora das localidades terá o carro apreendido até duas semanas. No entanto, quem for «caçado» 80 km/h acima do limite dentro das localidades ou a mais de 90 km/h fora das localidades terá o carro confiscado e, posteriormente, leiloado.

Foi exatamente o que aconteceu a um condutor austríaco de 17 anos, depois de ter sido apanhado a 198 km/h numa via cujo limite é de 100 km/h. O jovem condutor foi obrigado a entregar a licença provisória de condução e a sua Volkswagen Passat Variant (B5) foi confiscada.

Volkswagen Passat Variant (B5+) '2000–05
© Volkswagen Volkswagen Passat Variant (B5), 1997–2005

Uma vez que o condutor, oriundo dos arredores de Salzburgo, era também o proprietário do veículo, a autoridade distrital de Linz-Land emitiu uma ordem para leiloar o automóvel. O condutor pode ainda recorrer — tem um prazo de duas semanas —, mas as probabilidades são reduzidas de recuperar o seu veículo.

A Volkswagen Passat deverá ser leiloada e 30% do valor arrecadado vai para o governo austríaco, com os restantes 70% a irem para o Fundo Austríaco de Segurança Rodoviária.

Não foi o único

Há notícia de mais dois casos de condutores apanhados em excesso de velocidade e muito acima do limite da via. Um dos casos envolveu outro jovem condutor, com 21 anos, que foi apanhado a 247 km/h na autoestrada, onde o limite é de 130 km/h. Este viu a carta apreendida e o seu BMW leiloado. Não se sabem detalhes do outro caso.

Fonte: Auto Motor und Sport

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Portaro?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Quando o “nosso” Portaro foi testado pela TV britânica