Notícias Euro NCAP testou 15 carros novos. Nem todos conseguiram 5 estrelas

Segurança

Euro NCAP testou 15 carros novos. Nem todos conseguiram 5 estrelas

Entre os 15 modelos avaliados pelo Euro NCAP destacam-se Renault 5, Volvo EX30, Hyundai Santa Fe e Audi A5, nem todos pelos melhores motivos.

Renault 5 - Testes EuroNCAP
© EuroNCAP

O Euro NCAP acaba de divulgar os últimos resultados de 2024 e não foram poupados: avaliaram a segurança de 15 novos modelos, de todos os tamanhos e feitios.

Os SUV predominam, assim como os modelos eletrificados, mas neste grupo está incluído um dos modelos que mais entusiasmo tem gerado nos últimos tempos: o novo Renault 5, exclusivamente elétrico.

Esta reinterpretação contemporânea do ícone francês já foi testada por nós, assim como a versão desportiva assinada pela Alpine, o A290:

As linhas podem evocar outros tempos, mas as preocupações com a segurança são as de hoje. Apesar disto, os resultados do novo Renault 5 e do Alpine A290 ficaram aquém dos esperados, especialmente no que diz respeito aos ocupantes adultos nos testes de colisão.

As pontuações nas restantes áreas de avaliação — crianças, utilizadores vulneráveis da estrada e assistentes de segurança —, também ficaram abaixo do desejável. Por esse motivo, a nova coqueluche do Grupo Renault teve uma classificação final de apenas quatro estrelas.

SUV e eletrificados

Entre os 15 modelos avaliados pelo Euro NCAP, os SUV eletrificados — híbridos e elétricos — são os que encontramos em maior número. Os tamanhos variam entre os mais compactos como o Lexus LBX ou o Volvo EX30 e os de maiores dimensões como o Hyundai Santa Fe ou o Mazda CX-80.

“Este último conjunto de classificações de segurança destaca um progresso considerável de muitos fabricantes, que se mantêm firmes no compromisso de melhorar a segurança rodoviária.

Dr. Michiel van Ratingen, secretário-geral do Euro NCAP

Começando pelos mais pequenos, os melhores «alunos da turma» foram o Lexus LBX, o Volvo EX30 e o já maior Mini Countryman, todos com uma confortável classificação de cinco estrelas. O único a ficar no patamar abaixo, com quatro estrelas, foi o MG ZS Hybrid, que recebeu uma fraca pontuação nos impactos laterais.

Nos SUV do tamanho acima, os modelos em questão são o novo Porsche Macan elétrico e a sexta geração do Subaru Forester — não comercializada em Portugal —, mas também duas novas apostas de marcas chinesas: o Deepal S07 e o Leapmotor C10. Apesar das diferenças de proveniência (Alemanha, Japão e China), o resultado de cinco estrelas foi comum a todos.

Os modelos de maior dimensão, pensados para famílias numerosas — lotação máxima de sete lugares —teve dois modelos em avaliação, o Hyundai Santa Fe e o Mazda CX-80.

No caso do SUV sul-coreano, a pontuação foi de quatro estrelas, mas caso opte pelo pacote de equipamento de segurança Smart Sense, a avaliação do Euro NCAP sobe para as cinco estrelas.

Já o Mazda CX-80 não deixou margem para qualquer dúvida, com cinco estrelas mais do que garantidas devido aos bons resultados em todas as categorias. Em particular, na proteção de adultos, na qual o SUV de Hiroshima obteve um resultado de 92%.

A Maxus eTERRON 9 não é um SUV, mas sim uma nova pick-up elétrica do construtor chinês, que representa uma evolução tremenda face ao modelo que tivemos oportunidade de testar há uns meses.

Mesmo com um peso elevado e uma estrutura bastante alta, a pick-up chinesa foi muito “menos agressiva” do que o esperado nos testes de colisão e de proteção para peões, tendo em conta o tamanho e peso. O resultado global de cinco estrelas traduz isso mesmo.

Audi A5 e Volkswagen Caddy

Para terminar esta extensa lista de resultados, faltam apenas dois modelos. Na Audi, a chegada de um novo A5 reflete a reorganização de nomenclaturas que está a ser efetuada.

A partir de agora, os números ímpares serão dedicados às gamas que incluem motores de combustão e os pares às opções 100% elétricas. Por esse motivo, o Audi A5 é essencialmente o sucessor do antigo Audi A4. Quanto a resultados no Euro NCAP, cinco estrelas, como o seu antecessor, sem «pestanejar».

O Volkswagen Caddy na sua variante híbrida plug-in, que acaba de chegar ao mercado, também foi testado. A base estrutural e os elementos de segurança são praticamente os mesmos, pelo que foi apenas consolidada a classificação de cinco estrelas já obtida por este modelo nos testes de 2021.