Notícias Volvo S60 bateu num reboque e foi o camião que perdeu

Segurança

Volvo S60 bateu num reboque e foi o camião que perdeu

O Volvo S60 foi submetido a um teste de segurança pouco convencional, contra um semirreboque. Os resultados surpreenderam.

Teste de colisão com semirreboque - Volvo S60
© Dcarstudio / YouTube

Quando falamos em segurança automóvel, é inevitável não falar da Volvo. É um dos alicerces da marca sueca e um dos seus cartões de visita mais antigos. Neste teste pouco convencional, realizado pela chinesa DCAR Institute of Collision Safety, foi colocado à prova o Volvo S60 e os resultados falam por si.

De acordo com esta entidade, os acidentes que resultam de um automóvel embater na traseira de um veículo pesado, há quatro vezes maior probabilidade. de ser fatal para os ocupantes do automóvel.

Motivo mais que suficiente para justificar este teste entre um Volvo S60 e um semirreboque de 40 toneladas. Uma espécie de David contra Golias:

Destacamos este teste porque o Volvo S60 foi o automóvel com a pontuação mais elevada de sempre neste tipo de embate. Depois de um embate a 56 km/h na parte de trás de um semirreboque, a estrutura do habitáculo ficou praticamente intacta.

O pilar A (dianteiro) resistiu a este embate sem quebras ou grandes deformações, garantindo a integridade da célula de segurança. Não nos podemos esquecer que na Suécia há um tipo de obstáculo que também é bastante grande e pesado. Não tem rodas mas tem quatro patas, é alto e chega a pesar mais de 600 kg. Aliás, o “teste do alce” foi criado na Suécia a pensar neste… obstáculo.

Neste teste entre o S60 e o semirreboque, todos os ocupantes sobreviveriam a este acidente e é isso que é importante. No vídeo, também podemos ver que as portas do lado da colisão continuam a abrir e a fechar sem grandes dificuldades.

Se explorarem o canal de YouTube do DCAR Institute of Collision Safety, vão encontrar muitos testes idênticos, com outros modelos, mas alguns com resultados menos positivos.

Testes de segurança

Muito antes do surgimento de entidades independentes como a Euro NCAP, que avaliam a segurança dos automóveis, já a Volvo se dedicava a este tema.

Aliás, percorrendo as memórias do século passado, muitos de nós lembram-se de modelos da Volvo a serem atirados de prédios ou deixados cair na vertical, depois de suspensos por uma grua — uma teste que o construtor continua ainda a fazer.

Teste de colisão com semirreboque - Volvo S60
© Dcarstudio / YouTube Arrepiante, mas o volume do habitáculo está intacto.

Os resultados do Euro NCAP têm ajudado muitos construtores a evoluir este capítulo, que mudou radicalmente nas últimas décadas.

Mas, numa apresentação de um modelo da Volvo, que já nem me lembro qual, durante uma conversa informal com um dos engenheiros da marca, gravei mentalmente esta frase: “os nossos automóveis não são desenvolvidos para se comportarem bem em testes de segurança em laboratório, mas sim para garantir que são seguros no mundo real”.

Sabe esta resposta?
Em que ano começaram a ser comercializados automóveis com cintos de segurança com três apoios?