Notícias “Fuga de imagens” da maior coleção automóvel do mundo. São 7000 veículos

Coleção

“Fuga de imagens” da maior coleção automóvel do mundo. São 7000 veículos

A coleção automóvel do Sultão do Brunei tem milhares de veículos, mas agora houve uma «fuga de imagens» épica que deixa ver muito mais da coleção.

Vários carros amarelos, com Ferrari F50 em destaque
© brunei_cars_2001

Não sabemos o que aconteceu para motivar esta «fuga de imagens», mas no domingo passado começaram a ser divulgadas imagens daquela que deve ser a maior coleção de automóveis do mundo: a coleção do Sultão do Brunei.

As imagens estão a ser divulgadas através de duas contas de Instagram — taffy_c_s_145 e brunei_cars_2001 — e as imagens têm a particularidade de não serem recentes, sendo do início do século.

É provável, por isso, que alguns dos carros presentes nas imagens já não façam parte da coleção. E mesmo aqueles que vemos — algumas centenas — são apenas uma pequena parte de uma coleção que se estima ser composta por 7000 veículos (!).

© brunei_cars_2001
O início
A coleção do Sultão do Brunei (Hassanal Bolkiah) ganhou rapidamente dimensão nos anos 90, através do príncipe Jefri Bolkiah — ministro das finanças da altura e irmão do Sultão —, e do seu filho. O príncipe seria acusado de desvio de fundos e após acordo, para restituir o valor desviado, uma das formas de pagamento passou pela entrega de 2000 veículos em seu nome.

Apesar da dimensão e fama, continua a ser uma coleção algo secreta, não se sabendo muito sobre os carros em si ou o seu estado de conservação. Mas aquilo que sabemos é mesmo de deixar os joelhos de qualquer petrolhead a tremer.

São vários os McLaren F1 que possui — incluindo dois dos cinco LM feitos —; perdemos a conta aos Ferrari e Lamborghini, assim como Aston Martin. Também são vários os Bugatti EB110 que possui.

Saltando para o luxo, há um número enorme de Bentley e estima-se que a maior coleção privada de Rolls-Royce do mundo pertença ao Sultão do Brunei, com mais de 500 exemplares. Mercedes-Benz, Jaguar e Porsche são «aos pontapés».

Como se não bastasse ter alguns dos carros mais raros e valiosos do planeta, a coleção do Sultão do Brunei ainda inclui protótipos diversos ou versões funcionais destes. E além destes, nem sequer faltam os modelos únicos, desenvolvidos e construídos especificamente para o Sultão.

Entre os mais famosos temos a carrinha com base no Ferrari 456 GT (em baixo) ou o Bentley Dominator, um SUV feito décadas antes da marca britânica ter revelado o Bentayga. Mas há muitos mais… A Ferrari mostrou há pouco tempo o F80, mas o Sultão do Brunei tem dois exemplares do… F90, um projeto que começou a ganhar forma no final dos anos 80.

Por entre todos estes automóveis mais especiais, o mais estranho é mesmo encontrar carros… «normais». São vários os exemplares do Toyota RAV4 de primeira geração, Jeep Grand Cherokee, Range Rover de primeira geração, Mini, etc.

A não perder: Mais de 1000 milhões em carros. Visitámos a melhor coleção privada da Europa

A coleção do Sultão do Brunei não é apenas a maior de todas — duvidamos que haja alguma mais vasta que esta —, é também uma das mais fascinantes pela sua peculiaridade e secretismo.

© brunei_cars_2001