Notícias Baterias de estado sólido. Kia afirma que não chegam antes de 2030

Baterias

Baterias de estado sólido. Kia afirma que não chegam antes de 2030

As baterias de estado sólido estão a despertar o interesse crescente no setor automóvel. No entanto, a Kia está a adiar a sua implementação.

Kia EV Day 2025
© Kia

As baterias de estado sólido estão a tornar-se uma tecnologia cada vez mais promissora no setor automóvel, com cada vez mais construtores a apostarem nesta solução, face às vantagens que apresentam em relação às baterias de iões de lítio. Contudo, também há construtores a afastarem-se da sua implementação, entre eles a Kia.

Embora não tenha abandonado totalmente o desenvolvimento desta tecnologia, a marca sul-coreana não prevê a utilização de baterias de estado sólido nos seus modelos antes do final desta década.

Não acredito que consigamos comercializar este tipo de baterias antes de 2030“, avançou Spencer Cho, chefe de planeamento de produto global da marca, no Kia EV Day.

Kia PV5 Cargo dianteira 3/4
© Kia O Kia PV5 Cargo está disponível com três opções de bateria: duas NCM e uma LFP.

A principal razão para este atraso deve-se à complexidade da tecnologia, que se está a revelar mais desafiante do que aquilo que os construtores de automóveis antecipavam. “Há muita incerteza em torno do processo“, explicou Cho.

Uma vez que a Kia pertence ao Grupo Hyundai, a tecnologia das baterias de estado sólido da marca será desenvolvida pelo Grupo sul-coreano, que posteriormente a irá fornecer às suas submarcas (Kia, Genesis e Hyundai).

No entanto, Cho avançou que o Grupo Hyundai já está a trabalhar na criação das suas próprias baterias de estado sólido. Atualmente, as que são utilizadas pelo Grupo Hyundai são provenientes de fornecedores externos.

Quando os nossos engenheiros acreditarem que temos tecnologias confiáveis para implementar, será o momento certo para começar a produzi-las“, conclui Cho, sem revelar datas específicas.

Quais são os planos?

Ao invés de apostar em baterias de estado sólido, o Grupo Hyundai está focado em aperfeiçoar as tecnologias que já utiliza, pelo menos até ao final desta década. O construtor está a pensar começar a utilizar mais baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), em adição às baterias de níquel, cobalto e manganês (NCM).

Concept Kia EV2 dianteira 3/4
Apresentação

SUV elétrico mais barato da Kia chega em 2026. Os primeiros detalhes

A Kia apresentou o Concept EV2, o protótipo que antecipa o seu SUV elétrico mais compacto e barato. Fique com os primeiros detalhes.

Diogo Teixeira

Enquanto a Kia adia o desenvolvimento de baterias de estado sólido, já são muitos os construtores a fazer investimentos nesta área, tanto na Europa, como globalmente. Empresas como a Stellantis e a Mercedes-Benz já anunciaram estar a testar baterias de estado sólido em alguns dos seus modelos, enquanto marcas como a Honda, Toyota e Nissan planeiam lançar baterias de estado sólido até ao final desta década.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentada a quinta geração do Kia Sportage?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Novo Kia Sportage. As primeiras imagens da nova geração