Notícias Mercedes-Benz bate Tesla na “corrida” à condução autónoma na China

Tecnologia

Mercedes-Benz bate Tesla na “corrida” à condução autónoma na China

A Mercedes-Benz é a primeira empresa internacional a obter autorização para testar o Nível 4 de condução autónoma na China.

Mercedes-Benz Nivel 4
© Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz recebeu autorização para realizar testes de condução autónoma de Nível 4 em algumas estradas urbanas e autoestradas em Pequim, na China. A marca da estrela consegue, assim, vencer esta «corrida» à Tesla, que continua à espera de autorização para testar a tecnologia Full Self-Driving (FSD) nas estradas chinesas.

O nível 4 de condução autónoma fica a um nível do veículo autónomo total e já permite que os automóveis possam conduzir na maioria dos cenários sem qualquer intervenção humana. Mas ainda é possível ao condutor assumir o controlo do veículo caso o queira.

De acordo com o extenso relatório divulgado pelo South China Morning Post, os testes vão centrar-se maioritariamente em manobras de estacionamento, inversão de marcha, entrada e saída de rotundas, passagem em passadeiras, bem como mudanças de via quando o veículo da frente desacelerar.

Mercedes-Benz Nivel 4
© Mercedes-Benz

Recorde-se que a Mercedes-Benz é a primeira empresa internacional a obter esta autorização na China. Até aqui só tinha sido dada a empresas locais, como é o caso da gigante tecnológica Baidu, da Hongqi e da WeRide.

Além disso, importa recordar que no final de 2023, a Mercedes-Benz já tinha recebido permissão das entidades chinesas para começar a testar o Nível 3 de condução autónoma. O construtor já tinha recebido semelhante autorização na Alemanha:

Como referimos acima, a Tesla tem a ambição de obter uma autorização semelhante. Publicações especializadas como a Teslarati acreditam que essa autorização pode acontecer até ao final do ano. Na apresentação de resultados da Tesla no segundo trimestre, Elon Musk reiterou precisamente isso.

Fonte: South China Morning Post