Notícias Interior a escaldar? A Nissan tem uma solução que pode ajudar

Indústria

Interior a escaldar? A Nissan tem uma solução que pode ajudar

A Nissan quer acabar com as temperaturas elevadas no interior dos veículos. E a primeira linha de defesa poderá estar na tinta que reveste a carroçaria.

© Nissan

Verão. Altura do ano do sol, da praia, das férias e… do interior do carro a escaldar. Sabia que num típico dia da época estival a temperatura do carro pode chegar aos 50 ºC? A Nissan parece ter encontrado uma solução para este problema quente.

A marca japonesa está a desenvolver uma solução que pode reduzir a temperatura interior e exterior dos automóveis, mesmo quando estacionados ao sol.

O segredo está num novo tipo de tinta para o exterior constituída por “metamateriais e materiais compósitos sintéticos” que é capaz de irradiar o calor, permitindo que o carro não aqueça tanto.

O metamaterial criado pela Nissan é constituído por duas partículas reatoras à luz. Uma reflete os raios infravermelhos (que com uma tinta normal gerariam calor). A outra, verdadeiramente inovadora, gera ondas eletromagnéticas, que são capazes de redirecionar os raios solares que chegam ao veículo de novo para a atmosfera.

A Nissan espera que, com esta tinta de arrefecimento, possa ajudar a reduzir o uso do ar condicionado, o que afeta o consumo de energia do veículo. Um fator que ganha importância, sobretudo nos automóveis elétricos e no impacto que o uso do ar condicionado tem na autonomia.

Como podemos ver no vídeo e na galeria de imagens acima, os dois Nissan Leaf, um com a tinta de arrefecimento e outro com tinta convencional, quando estacionados lado a lado, revelam diferenças de temperatura claras: de até 12 ºC na temperatura exterior e até 5 ºC na temperatura interior

A nova tinta de arrefecimento, no entanto, já saiu do laboratório e está em testes no «mundo real» desde novembro de 2023, em parceria com a Radi-Cool. O teste (com a duração de um ano) está a decorrer no Aeroporto Internacional de Tóquio e os resultados até agora têm-se mostrado positivos.

Desafios a ultrapassar

Tinta capaz de irradiar calor, no entanto, não é uma novidade absoluta, sendo já é utilizada em edifícios. Porém, sendo espessa, a aplicação em automóveis levanta outros desafios.

Entre eles, poder ser aplicada através de um pulverizador (atualmente é aplicada com um rolo), permitir adicionar uma camada de verniz protetor transparente e garantir que tenha a mesma qualidade e durabilidade das tintas automóveis atuais.

Até agora já foram testadas mais de 100 amostras diferentes, estando a ser exploradas opções com composições menos espessas. O projeto desta tinta de arrefecimento está a ser liderado pelo Dr. Susumu Miura, especialista no Centro de investigação da Nissan, que, no futuro espera que esta pintura possa começar a ser vista como uma opção para veículos comerciais.

Enquanto esta tinta não está disponível, deixamos-lhe aqui algumas dicas daquilo que pode fazer para diminuir a temperatura no interior do seu veículo: