Notícias Toyota revela cartuchos de hidrogénio e não são só para automóveis

Hidrogénio

Toyota revela cartuchos de hidrogénio e não são só para automóveis

Os cartuchos de hidrogénio da Toyota não são apenas para automóveis. O objetivo é serem usados em muito mais situações… até para cozinhar.

Cartucho de hidrogénio em veículo
© Toyota

Entre os próximos dias 15 e 18 de outubro, a Toyota vai marcar presença no evento “Japan Mobility Show Bizweek 2024”, no Japão. Trata-se de um evento destinado a reunir diversas empresas focadas no desenvolvimento de soluções rumo a um futuro mais sustentável.

No caso da Toyota, um dos projetos mais marcantes com presença confirmada será o GR Corolla H2 Concept equipado com um motor de combustão que usa hidrogénio líquido como combustível, que tem participado em diversas provas de resistência.

É precisamente com este modelo que a marca nipónica tem desenvolvido esta tecnologia no «mundo real», ao mesmo tempo que procura reduzir os entraves ao uso mais amplo do hidrogénio.

Cartuchos de hidrogénio

Entre esses obstáculos temos a distribuição e transporte, que se reflete também no tamanho e peso dos tanques de armazenamento. Agora a Toyota dá um novo passo rumo à ambicionada sociedade de hidrogénio, com a revelação de cartuchos portáteis (mini-tanques) que armazenam hidrogénio, cujo uso vai muito para lá do automóvel.

Dito isto, podem ser usados num veículo fuel cell (pilha de combustível), como podem servir para fazer chegar energia a locais onde esta seja precisa. De forma a demonstrar o potencial desta ideia a Toyota mostrou até um fogão alimentado por estes mesmos cartuchos de hidrogénio, desenvolvido em parceria com a Rinnai Corporation.

Fogão com cartuchos de hidrogénio
© Toyota O fogão a hidrogénio da Toyota.

O objetivo é mostrar que o hidrogénio pode ser “uma fonte de energia familiar e segura, que pode ser utilizada em diversas situações do dia a dia”.

Como as imagens deixam ver, têm a vantagem de ter uma dimensão suficientemente compacta para simplificar o seu transporte, mas também a de poderem ser facilmente substituídos por cartuchos cheios.

Segunda vida para baterias

Outro dos projetos que a Toyota pretende apresentar é o Sistema de Armazenamento de Energia “Sweep”, que tem o objetivo de reutilizar as baterias dos sistemas híbridos e 100% elétricos dos seus veículos.

Quando a capacidade máxima destes módulos já não é suficiente para ser usada num automóvel, são mais do que suficientes para armazenar energia para outras finalidades.

Entre elas, a utilização de eletricidade em ambiente doméstico, associada a diversos tipos de captura de energia, como a eólica ou solar, por exemplo. Com a ajuda das baterias “de segunda vida”, a energia captada pode ser armazenada e fornecida a uma habitação, por exemplo, de uma forma estável e mais segura.