Notícias Este foi o carro preferido dos portugueses na Razão Automóvel em 2024

Os mais vistos

Este foi o carro preferido dos portugueses na Razão Automóvel em 2024

A história volta a repetir-se. Foram os modelos mais acessíveis que lideraram as audiências da Razão Automóvel em 2024.

Dacia Duster tapado
© Razão Automóvel

Pelo sexto ano consecutivo a Razão Automóvel foi o meio da especialidade líder de audiência em Portugal. Mais de 7,5 milhões de utilizadores escolheram o nosso website para ver as últimas novidades, tendências ou escolher o seu próximo carro.

No total testámos mais de 120 modelos. Não houve vencedores nem vencidos, porém, há modelos que se destacaram, nas mais de sete milhões de visualizações geradas pela nossa secção de testes em 2024 (um crescimento de 102% face a 2023).

Em 2024 este foi o TOP 10 dos testes mais visitados pelos leitores da Razão Automóvel, por ordem decrescente:

Uma lista que em alguns casos surpreende — nomeadamente a presença de três modelos 100% elétricos no Top 5. Por isso valerá a pena fazer uma análise mais fina para tentar encontrar algumas tendências.

Recordamos que em 2023, o TOP 10 foi este, com o Renault Cilo a liderar o interesse:

O que os portugueses preferem

Tal como aconteceu em 2023, foi um modelo acessível que chegou ao lugar cimeiro da nossa tabela. Há uma clara correlação entre os modelos mais vendidos e os modelos mais procurados na Razão Automóvel.

Este ano, o Dacia Duster sucedeu ao Renault Clio. Impulsionado pela nova geração, o SUV compacto da marca romena foi o modelo que mais atenção gerou no nosso website.

A «surpresa» no pódio, em segundo lugar, é a ascensão meteórica do Kia EV3. Todas as notícias referentes a este modelo geraram muito interesse e os primeiros testes não foram excepção.

Kia EV3 GT Line - 3/4 de frente
© Kia Se este interesse pelo SUV elétrico da marca coreana tiver correspondência às vendas, a Kia terá motivos para sorrir em 2025.

Este ano não tivemos o Renault Clio nesta tabela, mas o seu equivalente elétrico surge em 3.º lugar: o Renault 5 E-Tech Elétrico. Parece que a mistura entre nostalgia e tecnologia está a dar os seus frutos.

Este modelo, que foi o elétrico mais vendido em França em novembro, poderá surpreender em 2025:

Dois SUV eletrificados a fechar o TOP 5

Em 4.º lugar surge o Toyota Yaris Cross. A Toyota está a passar por um excelente momento e a presença do Yaris Cross nesta lista é prova disso mesmo.

É a segunda marca mais vendida na Europa e em Portugal está a registar bons números, apesar dos motores híbridos serem muito penalizados pela nossa fiscalidade — fizemos as contas neste artigo.

A fechar o TOP 5 encontramos mais um 100% elétrico, o Volvo EX30. Não é estranho encontrarmos este modelo nesta lista, uma vez que é uma presença cada vez mais regular nas nossas estradas. Será interessante assistir à disputa entre o Volvo EX30 e o Kia EV3 em 2025.

O preço é o que mais ordena?

A promessa é sonante: um 100% elétrico por menos de 20 mil euros. É aquilo que a Citroën promete para a versão mais barata do ë-C3. Para já, só está em comercialização a versão que custa 23 300 mil euros, mas a chegada da versão com “200 quilómetros de autonomia” no segundo trimestre, pode dar um novo impulso a este modelo.

Mas nem só de modelos mais acessíveis se faz esta lista. Há quem valorize o estilo e a diferenciação e o CUPRA Tavascan é talvez o melhor representante desse nicho.

A proposta da marca espanhola conseguiu bater o Tesla Model 3 pelo 7.º lugar, com este último a descer dois lugares face a 2023. Também temos um vídeo com este modelo:

Onde estão as marcas premium alemãs?

O final de ciclo da geração atual do Mercedes-Benz Classe A fez-se notar. Este representante da marca alemã desapareceu do nosso TOP 10 — apesar da sua carreira comercial continuar a bom ritmo — e no seu lugar, como representante das marcas premium alemãs, surge o Audi A5 Avant.

Dos novos modelos da Audi, este foi o mais acarinhado. Para isso talvez tenham contribuído dois fatores: o facto de ter uma versão carrinha e de continuar a recorrer a motores Diesel. Dois portos seguros da marca alemã no passado e que podem voltar a ser importantes em 2025.

Um campeão de vendas a fechar o ranking

O Peugeot 208 é um dos modelos mais vendidos em Portugal e manteve a sua presença nesta lista face a 2023. Este foi talvez o lugar mais disputado de todos, com o Nissan Qashqai e BYD Seal U muito perto de roubarem a posição ao compacto francês. Quase foi necessário pedir a intervenção do VAR.

Recordamos que este ranking apenas diz respeito às pesquisas e interesses dos portugueses no website da Razão Automóvel. O objetivo é, sobretudo, mostrar o que os nossos leitores mais valorizaram na nossa secção de testes em 2024, e que revelou um misto entre curiosidade e relevância para o mercado.