Notícias Do Duster ao Classe E. Euro NCAP põe à prova mais seis modelos

Segurança

Do Duster ao Classe E. Euro NCAP põe à prova mais seis modelos

O Euro NCAP efetuou nova ronda de testes a seis modelos e os resultados foram do mediano ao excelente. Fique a conhecer todos os resultados.

Dacia Duster
© Euro NCAP

O Euro NCAP colocou à prova mais meia dúzia de modelos e desta vez as «vítimas» são bastante familiares, ainda que se apresentem com novas gerações: Dacia Duster, Suzuki Swift, Mercedes-Benz Classe E, Volkswagen Passat e os Skoda Kodiaq e Superb.

O resultado dos testes é um caso de “há boas e más notícias”. No caso dos Dacia Duster e Suzuki Swift, estes não foram além das três estrelas. Os restantes, todos eles germânicos ou de conteúdo germânico (Skoda é checa) obtiveram cinco estrelas, com avaliações bastante positivas, apesar de se terem verificado algumas nuances.

A começar pelas notícias «menos positivas», de acordo com o Euro NCAP, os resultados do Duster e do Swift são facilmente justificados. Apesar de ambos os modelos já estarem em conformidade com os novos regulamentos de segurança da União Europeia, os critérios de avaliação do Euro NCAP são mais exigentes do que a legislação vigente.

E isso pode ser observado nas pontuações das várias áreas de avaliação — proteção de adultos, crianças, utilizadores vulneráveis da estrada e assistência à segurança (ADAS).

Tanto no Duster como no Swift, as pontuações alcançadas são apenas medianas, abaixo da dos outros veículos testados, ainda que na proteção de crianças, o Duster se tenha destacado confortavelmente do Swift, com uma pontuação elevada.

Cinco estrelas

Por outro lado, todos os outros conquistaram, como já referimos, cinco estrelas, com o Euro NCAP a realçar que “oferecem níveis exemplares de proteção de ocupantes”.

Dito isso, o Euro NCAP realça que a quinta estrela do Mercedes-Benz Classe E foi conquistada por uma margem mínima. Isto porque os resultados conseguidos na proteção da pélvis do peão em caso de atropelamento, foram fracos.

Outras avaliações

Para além destes modelos, a Euro NCAP atribuiu avaliações a mais três modelos, com base nos seus «gémeos», em questão estão o BMW X2 , e os Renault Espace e Rafale.

Todos eles recebem cinco estrelas, com o BMW X2 a herdar os resultados do X1 (avaliado sob os protocolos de 2022), e o par de modelos da Renault herdam os resultados do Austral (protocolos 2022).

Para além destes, também a versão elétrica do Mercedes-Benz Classe G, designado G580, recebeu a mesma avaliação que o modelo testado em 2019.

Mais caro é mais seguro?

O Euro NCAP fez ainda considerações para a discrepância de resultados entre os modelos mais baratos e os mais caros. No entanto, recorda que há modelos no mesmo segmento do Dacia Duster e Suzuki Swift com resultados superiores sem que isso signifique uma penalização no preço do veículo.

“Nós acreditamos que as diferenças de resultados também têm a ver com as prioridades das marcas. A segurança não é algo no qual se pode pôr um preço.”

Dr. Michiel van Ratingen, secretário geral do Euro NCAP

Fonte: Euro NCAP

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o protótipo Skoda Tudor?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nada está a salvo. Skoda Tudor, o protótipo que até seria roubado