Notícias Euro NCAP testou seis modelos. Marcas europeias surpreendem

Segurança

Euro NCAP testou seis modelos. Marcas europeias surpreendem

O Euro NCAP voltou ao «ataque» com mais seis modelos e os resultados foram surpreendentes, por diversos motivos. Fique a conhecê-los.

© EuroNCAP

O Euro NCAP efetuou uma nova ronda de testes, desta vez a seis dos novos modelos a chegar ao mercado. Apesar da maior parte destes se terem destacado com uma avaliação de cinco estrelas, houve algumas surpresas, nomeadamente entre as marcas europeias.

Vamos começar pelas boas notícias. Dos seis modelos testados, quatro foram avaliados com cinco estrelas: Audi Q6 e-tron, Ford explorer, XPeng G6 e o Subaru Impreza.

Destes, o EuroNCAP destacou os resultados do modelo da marca alemã, que alcançou uma performance exemplar na proteção dos ocupantes.

Em simultâneo, o Euro NCAP também divulgou a avaliação de cinco estrelas do BYD Seal U DM-i, a versão híbrida, mas com resultados baseados nos testes de 2023.

Por sua vez, o Renault Symbioz, à semelhança do que já tinha acontecido com o «irmão» Captur, conquistou apenas quatro estrelas, sofrendo duras críticas por parte do Euro NCAP. Recorde-se que a marca francesa foi um dos primeiros construtores automóveis a ser galardoado com uma avaliação de cinco estrelas. Mas tal como os automóveis, também a exigência dos testes do Euro NCAP tem evoluído.

Atualmente, “a avaliação de quatro estrelas do Symbioz e do Captur, é um sinal de que, apesar dos carros terem causado uma boa impressão, a Renault já não parece estar à procura do lugar de topo”, afirmou Dr. Michiel van Ratingen, Secretário Geral Euro NCAP.

Três estrelas

Por último, o modelo que mais surpreendeu foi o Jeep Avenger, que apenas conquistou um resultado de três estrelas. Segundo o Euro NCAP, apesar de todos os prémios — entre eles o Carro do Ano Europeu 2023 e o Melhor SUV Familiar de 2023 —, nos testes da organização este carro teve uma performance “medíocre”.

“Para um carro focado no transporte familiar é impressionante que tenha demonstrado, no teste de impacto lateral, uma proteção de peito pobre para crianças de dez anos e que não esteja equipado com um sistema de detenção de crianças, algo que já é padrão noutros automóveis concorrentes”.

Dr. Michiel van Ratingen, Secretário Geral Euro NCAP

Para além disto, o sinal de áudio do sistema de aviso de colisão dianteira verificou-se pouco eficaz — algo que a Stellantis já está a resolver. O Avenger, no entanto, obteve ainda um fraco desempenho em vários testes de prevenção de acidentes com pedestres, motociclistas e ciclistas.

“Estes resultados demonstram uma clara falta de ambição para um fabricante que demonstrou muita inovação no seu design, e para uma marca que está direcionada diretamente ao segmento da família. A segurança não deve ser onde um fabricante de automóveis faz as suas economias”, afirmou van Ratingen.

Fonte: Euro NCAP

Sabe esta resposta?
Qual era a potência da Audi RS2 Avant?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

As carrinhas desportivas mais radicais de sempre: Audi RS2