Notícias The Quail 2024. Dos clássicos imaculados às novidades de luxo

Monterey Car Week 2024

The Quail 2024. Dos clássicos imaculados às novidades de luxo

Um dos principais destaques da Monterey Car Week é a exibição “The Quail”, provavelmente o salão automóvel mais exclusivo do ano.

Bugatti Tourbillon no Monterey Car Week
© Bugatti

Uma jovem simpática, de camisa e calça imaculadamente brancas, pergunta educadamente a todos: “Desejam uma taça de champanhe?” Uma nova garrafa é aberta e o espumante borbulha nas taças. Este ritual de boas-vindas faz parte do The Quail tanto quanto carros ultra exclusivos e chapéus de palha.

A Monterey Car Week é sem dúvida o evento automobilístico mais exclusivo do ano e o encontro de sexta-feira no campo de golfe “The Quail” — um salão do automóvel ao ar livre — é um dos pontos altos deste desfile de jóias sobre rodas que dura sete dias.

Aqui, podem desfrutar da alegria da mobilidade individual. Carros elétricos puros e roupas feitas a partir de materiais sustentáveis ​​​​são elementos secundários. As sandálias Hermès adornam os pés femininos e as malas Prada brilham a tiracolo. Afinal de contas, o bilhete por compra antecipada custa 1200 dólares (cerca de 1000 euros) e o dobro na bilheteira.

Emerson Fittipaldi ao lado do McLaren M23 de 1974

O «desfile de moda» automobilística, continua nos estacionamentos ao redor do local: as vagas estão repletas de Ferrari, McLaren ou SUV muito caros de marcas gourmet como a Rolls-Royce ou a Bentley.

A densidade de celebridades por metro quadrado é igualmente alta. O ex-chefe da FIA (Fédération Internationale de l’Automobile), Jean Todt, caminha pelo relvado. Na McLaren, o ex-campeão mundial de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi, que esconde bem os seus 77 anos, fica ao lado do McLaren M23 que o tornou campeão mundial em 1974, e conversa com os fãs.

Esta agitação descontraída no relvado bem aparado deste clube de golfe exclusivo adapta-se a este estilo de vida. Mas as verdadeiras celebridades são os veículos, polidos para brilhar e apaixonar sob o sol do norte da Califórnia.

Automóveis de todas as épocas

O Lamborghini Espada Serie II (1971) tem lugar reservado aqui, mas também o pequeno BMW Isetta ou o Ford Model 40 (1934) com uma grelha que faz os atuais modelos da BMW parecerem discretos.

Leia ainda: Tuthill GT One. Uma homenagem ao 911 mais radical de sempre

O Ruf Rodeo é a interpretação do pequeno construtor de Pfaffenhausen do Porsche 911 Dakar, mas é anterior a este. Foi apresentado como um estudo há quatro anos que agora ganha vida.

Um dos destaques do The Quail 2024 é a exposição “A Evolução do Superdesportivo” e entre os presentes não faltou o raro Mercedes-Benz CLK GTR Roadster — uma das versões de estrada do carro que correu em Le Mans —, equipado com um V12 AMG.

Os “100 Anos da MG” também foram celebrados com dignidade, contrastando com a exibição do Rezvani Vengeance (Revenge), um veículo blindado equipado para a ocasião, com spray-pimenta para afastar visitantes indesejados.

Motas desportivas clássicas como a Bultaco Metralla MK2 250 Street também atraem interesse, assim como o FIAT Shellette descapotável. Concebido pela Michelotti, baseia-se no FIAT 850 e é um dos 80 exemplares feitos para proprietários de iates Riviera.

A poucos passos de distância está um Ferrari 365 GT4 (1975) convertido numa shooting brake pela empresa suíça de Willy Felber, mas está longe de ser a estrela mais antiga do desfile porque o modificado Ford Modelo 40 Five Window também reclama a atenção dos visitantes.

As novidades

Neste evento são celebrados mais de cem anos de construção de automóveis com modelos que vão do período pré-guerra até aos atuais supercarros híbridos plug-in, como o novo Bugatti Tourbillon ou o Lamborghini Temerario.

O sucessor do Huracán surge com uns impressionantes 920 cv que lhe permitem performances fora de série, como o sprint dos 0 aos 100 km/h em 2,7s e uma velocidade máxima de 340 km/h.

Na Maserati, a estrela chama-se GT2 Stradale, que perde a designação MC20, assumindo-se como a versão de estrada do GT2 de competição. Com 640 cv e uma velocidade máxima de 320 km/h, o «tridente de corrida» não evita ficar para trás no duelo de supercarros no norte da Itália.

Um pouco mais longe, o Rimac Nevera R totalmente elétrico com uns incríveis 1550 kW (2107 cv) é dos supercarros mais potentes em exibição.

Entre muitas outras proezas, permite-lhe chegar aos 300 km/h em 8,6s, alcançando os 412 km/h em circuito e 350 km/h na estrada. Haja pneu para tanto!