Notícias Ayrton Senna de volta ao Estoril mas agora no futebol

Tributo

Ayrton Senna de volta ao Estoril mas agora no futebol

Camisola especial presta tributo a Ayrton Senna, unindo futebol e automobilismo numa homenagem emotiva à lenda da Fórmula 1.

Camisola Ayrton Senna Estoril 2025
© Estoril Praia

A 21 de abril de 1985, Ayrton Senna conquistava a sua primeira vitória na Fórmula 1, debaixo de chuva torrencial, no mítico Circuito do Estoril. Um cenário idílico — à exceção das condições meteorológicas — para assinalar a estreia a ganhar de um maiores de sempre.

Quarenta anos depois, o Estoril Praia decidiu homenagear o “Mestre da Chuva” da forma mais icónica possível, com um equipamento especial que vai levar o desporto automóvel para os relvados do futebol.

A nova camisola (quarto equipamento da época) será estreada no jogo frente ao SC Braga, no próximo dia 19 de abril, no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril. Só tem uma ressalva, não será comercializada. Mas promete entrar diretamente para o coração dos adeptos canarinhos, reforçando a ligação entre a região e o piloto brasileiro.

1985 - Estoril - Ayrton Senna (Lotus 97T)
Ayrton Senna conquistou no Estoril, no GP de Portugal de 1985, a sua primeira vitória na Fórmula 1.

Um tributo cheio de alma

Inspirada no lendário capacete amarelo com faixas verdes e azuis e no Lotus 97T com o qual Senna venceu pela primeira vez, a camisola é dominada pelo preto e por vários detalhes em dourado. Desde a gola às mangas, até ao bordado com a silhueta do circuito do Estoril e a data da vitória, nada foi esquecido.

Na frente, as faixas verde, amarela e azul remetem de imediato para o icónico capacete do tricampeão mundial, sendo que, nas costas, aparece discretamente o logótipo da «Senna Brands», a empresa criada pela família do brasileiro para gerir o seu legado.

Um momento para recordar

Vinícius Zanocelo, o único brasileiro do plantel principal do Estoril Praia, não escondeu o orgulho de vestir uma camisola inspirada em Ayrton Senna:

O Ayrton é um ídolo para o Brasil. É uma honra muito grande homenageá-lo desta maneira. Fiquei muito feliz por poder, de certa forma, celebrar uma pessoa tão importante para mim e para o meu país.

Já António Nobre, diretor de marketing do clube, explicou o impacto desta homenagem: “Esta camisola é um tributo à vida de uma das figuras mais carismáticas e talentosas do desporto mundial”.

Mais do que um simples equipamento de futebol, esta camisola é uma ponte entre o passado e o presente. E, acima de tudo, é um lembrete de que, naquele dia cinzento de abril nasceu uma lenda — e que essa lenda tem raízes bem profundas em solo português.