Notícias Trump nomeia Musk para liderar novo departamento do Governo

Política

Trump nomeia Musk para liderar novo departamento do Governo

Elon Musk vai liderar o novo Departamento de Eficiência Governamental criado por Donald Trump. Objetivo: reduzir custos e burocracias.

Elon Musk durante o 2023 Cyber Roundup
© Tesla

Donald Trump, o presidente eleito dos Estados Unidos da América (EUA), anunciou esta terça-feira (12 de novembro) a criação de um novo Departamento de Eficiência Governamental.

Para liderar o novo departamento, talvez não surpreenda muito que Trump tenha escolhido Elon Musk, o dono da Tesla, SpaceX e rede social X, tendo em conta o que já tinha sido avançado durante a campanha eleitoral.

Musk não estará sozinho na liderança deste novo departamento. Esta será partilhada com Vivek Ramaswamy, antigo candidato à nomeação presidencial republicana, e juntos vão ficar encarregues de aumentar a eficiência e reduzir os custos do governo americano.

DOGE

O Departamento de Eficiência Governamental será identificado pela sigla DOGE (Department Of Government Efficiency) e se a designação faz lembrar a criptomoeda Dogecoin — promovida por Musk —, não é coincidência.

Este novo departamento não é um novo orgão do governo e, por isso, as nomeações de Musk e Ramaswamy não necessitam da confirmação do Senado, nem estão sujeitas à verificação de conflitos de interesses. Logo, nem Musk nem Ramaswamy farão parte do governo liderado por Donald Trump.

O DOGE vai, por isso, trabalhar em parceria com o Gabinete de Gestão e Orçamento e a Casa Branca. De acordo com o comunicado de Trump, a missão desta dupla é clara: eliminar o excesso de regulamentos, cortar gastos desnecessários e reestruturar as agências federais.

Indústria: Trump eleito. Construtores de automóveis em alerta máximo

O próprio Elon Musk declarou recentemente que pretende reduzir a despesa pública em dois biliões de dólares (2 000 000 000 000), o mesmo que 1,882 biliões de euros, o que representa um valor impressionante. É uma redução de 30% da despesa atual do governo americano (6,5 biliões de dólares).

Se a carreira de Musk tem sido marcada por um fator de disrupção, como aconteceu na indústria automóvel e aeroespacial, Vivek Ramaswamy não parece querer ficar atrás. O republicano sugeriu, de acordo com o New York Times, acabar com o Departamento da Educação, o FBI e o serviço de finanças, assim como o despedimento de 75% dos funcionários públicos federais.

Donald Trump
© Facebook Donald Trump

Donald Trump está a ser alvo de críticas por esta medida, que apontam a Musk e a Ramaswamy falta de experiência governamental. Trump responde às críticas, afirmando que tudo não passa de uma questão de eficiência.

Musk e Ramaswamy têm que concluir a missão de conseguir um governo mais pequeno, mais eficiente e com menos burocracia, até ao dia 4 de julho de 2026, como se pode ler no comunicado de Donald Trump. Dia que coincide com os 250 anos da independência americana.

Fonte: BBC