Notícias Túnel do Tejo será exclusivo para carros de baixas emissões

Mobilidade

Túnel do Tejo será exclusivo para carros de baixas emissões

O túnel submerso Trafaria-Algés que vai ligar a Margem Sul a Lisboa ainda não começou a ser construído, mas a controvérsia já estalou.

Entrada túnel Trafaria-Algés
© Razão Automóvel

Atualizado a 2 de abril: Como também referimos no final do artigo, esta foi a nossa história para o Dia das Mentiras. Esperamos que tenha entretido. 😉

Está finalmente confirmado: o muito falado túnel Trafaria-Algés vai mesmo avançar. Das duas ligações atuais entre as margens do Tejo — Ponte 25 de Abril e Ponte Vasco da Gama —, na próxima década teremos duas adicionais: Terceira Travessia do Tejo entre Chelas e o Barreiro e, agora, o túnel submerso entre Trafaria e Algés.

Esta nova ligação pretende dar resposta ao crescente volume de tráfego com o objetivo de melhorar a mobilidade entre as margens do Tejo, aliviando o trânsito na Ponte 25 de Abril.

Silopor, Trafaria
© Silopor A Silopor, na Trafaria.

Mas há um detalhe que acompanhou este anúncio e que está a gerar enorme controvérsia: só poderão circular no túnel veículos de baixas emissões.

Isto significa que apenas vão poder circular no túnel veículos com emissões de CO2 até 50 g/km, ficando apenas abrangidos veículos 100% elétricos e híbridos plug-in. E estes últimos só foram incluídos por poderem efetuar a totalidade da travessia (aprox. 2,5 km) em modo 100% elétrico.

Carros a gasolina ou gasóleo no túnel? Só desligados e em cima de um reboque… se também for de baixas emissões. Esta medida, dizem as autoridades, visa reduzir a poluição na travessia entre a Margem Sul e Lisboa. E faz tudo parte de um plano maior para acelerar a eletrificação do parque automóvel nacional.

Como garantir que só passam os veículos de baixas emissões?

Simples: através de um sistema de portagens — what else…? O sistema vai ser totalmente automático e estará equipado com sensores de emissões e leitura de matrículas.

Se um carro poluente tentar a sua sorte, duas coisas podem acontecer: a cancela nem se levanta e só abrirá para escoltar o veículo de volta; ou pior, caso seja um repetente da ofensa, é disparado um jato de tinta biodegradável verde fluorescente sobre o veículo para vergonha pública do condutor.

Rumores indicam ainda que, se insistir, o sistema poderá ativar uma mensagem de Greta Thunberg a perguntar “How dare you?” em loop até o condutor ceder.

Gandalf "YOU SHALL NOT PASS" meme
D.R. Tens um carro poluente? Então… NÃO PASSARÁS!

Os nossos governantes e autoridades vão fazer de tudo para garantir que este corredor ecológico se mantém realmente… ecológico.

Se tiver um carro elétrico não tem de se preocupar, mas se tem um híbrido plug-in, também deve ter algumas questões como, por exemplo, o que acontece se o motor de combustão se ligar já dentro do túnel por ter ficado sem carga na bateria ou outro motivo qualquer? Por enquanto ainda não obtivemos resposta das autoridades responsáveis.

Isto tudo parece demasiado radical e digno de um cenário distópico? Sem dúvida… E se olhar para o calendário vai ver que hoje é dia 1 de abril e, por isso, pode respirar de alívio. Nada disto é verdade.

Bem, é verdade que o túnel Trafaria-Algés está nos planos dos nossos governantes, mas acho que não tem de se preocupar em levar com um banho de tinta fluorescente nos próximos tempos…