Notícias Elétricos em Alberta no Canadá vão pagar imposto exclusivo. Saiba porquê

Elétricos

Elétricos em Alberta no Canadá vão pagar imposto exclusivo. Saiba porquê

O Governo de Alberta, no Canadá, vai cobrar em exclusivo aos carros elétricos um novo imposto anual, devido a uma das suas características.

Hyundai Kona Electric - frente
© Hyundai

Não é por acaso que os veículos elétricos são referidos no mundo automóvel como obesos. O peso da bateria e de outros componentes fazem com que sejam mais pesados em várias centenas de quilos que os automóveis equivalentes com motores de combustão.

Por isso mesmo, o governo da província de Alberta, no Canadá veio dizer que o excesso de peso dos elétricos acelera o desgaste e degradação das vias rodoviárias para justificar um novo imposto específico para os veículos elétricos.

Este novo imposto será anual e terá um valor de 200 dólares (CAD) — cerca de 135,65 € — como uma forma de financiar a manutenção e conservação das mais variadas infraestruturas rodoviárias.

Tesla Model 3 - 3/4 de frente
© Tesla Tesla Model 3

Esta medida foi apresentada no dia 29 de fevereiro, no Orçamento Fiscal 2024/2025, onde está indicado que este imposto foi criado para colmatar os estragos causados pelo «excesso de peso» dos veículos elétricos.

De acordo com o governo, esta nova taxa tem um valor equivalente àquele que é pago sobre os combustíveis e pelos proprietários de automóveis com motores de combustão. Os condutores de veículos híbridos estão isentos de pagar este imposto.

“Embora os impostos sobre os combustíveis não sejam dedicados ao financiamento/manutenção de estradas, há, no entanto, preocupações relacionadas com os desafios que a diminuição da receita dos combustíveis pode vir a gerar a longo prazo.”

Governo do Canadá

Receitas em perspetiva

Segundo o Automotive News Canadá, este novo imposto deverá render cerca de um milhão de dólares (678 170 €) no ano fiscal de 2024/2025 e alcançar os oito milhões de dólares (5,4 milhões de euros) em 2026/2027.

Leia também: Não tem carro elétrico? Lisboa vai restringir ainda mais a circulação

Ainda assim, e como comparação, nos próximos três anos, só o imposto sobre os combustíveis deverá render 1,4 mil milhões de dólares (cerca de 950 milhões de euros) no primeiro ano; 1,44 mil milhões de dólares (976 milhões de euros) no segundo; e 1,46 mil milhões de dólares (990 milhões de euros) no terceiro ano.

Chevrolet Bolt 2023 - 3/4 de frente
© Chevrolet Chevrolet Bolt EV

Brian Kingston, presidente e CEO da Associação Canadiana de Fabricantes de Automóveis (CVMA), já veio mostrar o seu desagrado em relação a este imposto:

“Taxar veículos elétricos vai tornar as — já ambiciosas — metas canadianas de vendas de veículos elétricos mais difíceis de alcançar.”

Brian Kingston, presidente e CEO da Associação Canadiana de Fabricantes de Automóveis (CVMA)

Mais pormenores sobre esta medida serão divulgados no outono. No entanto, espera-se que este imposto entre em vigor já a partir de janeiro do próximo ano.

Fonte: Automotive News Canadá

Sabe esta resposta?
A Honda produziu o Honda Civic na África do Sul em parceria com que outra marca automóvel?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Isto não é um Honda Civic. É um Ballade produzido pela Mercedes-Benz