Notícias Renault 5 acaba de ganhar o prémio automóvel mais importante da Europa

Car of the Year 2025

Renault 5 acaba de ganhar o prémio automóvel mais importante da Europa

Dobradinha francesa. O novo Renault 5 deu à marca francesa a segunda vitória consecutiva no Car of The Year, algo que só tinha acontecido uma vez na história deste prémio.

Renault 5 E-tech Car of the year 2025
© Razão Automóvel

O Renault 5 E-Tech elétrico, juntamente com o «irmão» Alpine A290, foi eleito Car of The Year 2025, o prémio mais relevante da indústria automóvel a nível europeu. Esta vitória foi alcançada após votação de um júri composto por 60 jornalistas, provenientes de 23 países europeus.

O novo R5 elétrico sucede a outro Renault, o Scenic E-Tech 100% elétrico, e é o oitavo modelo da marca francesa a conquistar este galardão.

Renault 5 faz dobradinha francesa

É apenas a segunda vez, em 62 anos de história, que uma marca repete a vitória em dois anos consecutivos: só tinha acontecido em 1995 e 1996, com o Fiat Punto e Fiat Bravo.

Este ano, ao contrário do que manda a tradição, o anúncio do Car of The Year 2025 não foi feito no Salão de Genebra — que acabou —, mas sim numa cerimónia no Salão Automóvel de Bruxelas, na Bélgica, que decorre esta semana.

Joaquim Oliveira Car of The Year 2025
© Razão Automóvel Joaquim Oliveira, membro do júri do Car Of The Year e colaborador permanente da Razão Automóvel.

Os resultados ponto por ponto

O Renault 5 E-Tech 100% elétrico impôs-se a uma concorrência de peso, composta apenas por modelos eletrificados, onde a grande maioria são mesmo 100% elétricos.

Olhando para as pontuações, a vitória do Renault 5 E-Tech elétrico acabou por ser folgada, com o modelo francês a alcançar um total de 353 pontos, mais 62 pontos do que o segundo classificado, o Kia EV3 (291 pontos).

A fechar o pódio, mais um modelo francês, o Citroën C3/ë-C3, que arrebatou 215 pontos, mais 43 pontos do que o quarto classificado, o Dacia Duster (172 pontos).

Entre os 60 membros do júri há dois representantes nacionais: Joaquim Oliveira, que deu o maior número de pontos ao Citroën C3/ë-C3 e Francisco Mota que deu a vitória ao Dacia Duster.