Notícias Ninguém quer comprar este Nissan GT-R de um milhão de euros

Venda

Ninguém quer comprar este Nissan GT-R de um milhão de euros

O Nissan GT-R50 é uma edição especial do GT-R, construída pela Italdesign, só havendo 18 unidades no total. Mas esta, parece que ninguém a quer.

Nissan GT-R50 - 3/4 de frente
© RM Sotheby's

Há praticamente cinco anos, a Italdesign e a Nissan revelaram uma edição especial do GT-R. Estava destinada a comemorar o 50.º aniversário sobre o lançamento do primeiro GT-R e também da empresa de design.

Foi batizado como Nissan GT-R50 e a produção foi limitada a apenas 50 unidades, como não seria difícil de adivinhar. O preço base de cada um destes GT-R50 seria próximo de um milhão de euros.

Escusado será dizer que se tornou de imediato num colecionável bastante desejado. Mais ainda quando, devido à pandemia, a produção seria cancelada ao fim de apenas 18 unidades construídas, nem sequer metade das 50 inicialmente previstas.

O Nissan GT-R50 que lhe mostramos nestas imagens foi a 11.ª a ser construída. Inclui a pintura Liquid Silver Metallic com detalhes Nismo em vermelho — opcional de 25 mil euros —, mas também a asa traseira de comando hidráulico, que ainda somava 35 mil euros ao seu valor final.

Assim que saiu da fábrica, este GT-R50 não seguiu diretamente para a estrada, mas sim para um atrelado. O destino foi uma garagem, onde ficou guardado, num ambiente de temperatura controlada. Nunca chegou a ser registado e o odómetro mostra um total de apenas 119 milhas percorridas (192 km).

Agora surge à venda, mas não é a primeira vez que o está. Aliás, este Nissan GT-R50 está no mercado há mais de dois anos sem encontrar comprador — nós noticiámos este mesmo anúncio aqui na Razão Automóvel em 2022.

Em 2023 esta mesma unidade viajou até à Alemanha para fazer parte de um leilão da RM Sotheby’s. Onde também não encontrou comprador. Por isso retornou à Legendary Motorcar Company, localizado no Ontario, no Canadá, onde se encontra, atualmente, à venda.

O preço não é anunciado, mas durante o leilão de 2023, a RM Sotheby’s previa um preço de aquisição entre os 950 mil euros e os 1,150 milhões de euros. O que não difere muito do seu preço em novo.

O que torna este GT-R50 especial?

Além da exclusividade, com 18 unidades existentes em todo o mundo, este Nissan GT-R50 foi totalmente construído de uma forma artesanal nas instalações da Italdesign.

Visualmente, acentua o arrojo das linhas do Nissan GT-R, levando-as ao extremo. Os grupos óticos são mais agressivos e a linha do tejadilho inferior em 54 milímetros face ao GT-R de produção.

Sob o capô, continua a estar o VR38DETT — V6 biturbo com 3,8 l —, mas com a potência elevada até aos 720 cv, graças à adoção de turbocompressores e intercoolers da versão de competição. Mantém-se a tração às quatro rodas e a caixa de dupla embraiagem de seis velocidades.

A suspensão é da autoria da Bilstein, com amortecedores ajustáveis e o sistema de travagem é da Brembo, com pinças de seis pistões e quatro pistões, à frente e atrás, respetivamente. Para terminar, as jantes de 19” também foram produzidas especificamente para esta edição especial.

Só resta saber durante quanto tempo mais estará disponível para venda, por um preço que o vendedor apenas revela a quem estiver mesmo interessado. Mas que não deve ficar muito longe do milhão de euros que custava em novo.