Notícias BMW não se esqueceu como desenhar carros elegantes

Apresentação

BMW não se esqueceu como desenhar carros elegantes

Chama-se Concept Skytop e representa a visão da BMW para as viagens de automóvel mais luxuosas, de preferência, sem capota e apenas a dois.

BMW Concept Skytop - 3/4 de frente
© BMW

Aproveitando a mais recente edição do Concorso d’Eleganza de Villa d’Este, realizado nas margens do Lago Como, em Itália, a BMW apresentou o Concept Skytop. Trata-se da visão da marca para as viagens mais luxuosas, num targa de apenas dois lugares.

Para já, a BMW anuncia este modelo apenas como um estudo de design, ainda que o seu visual não esteja muito afastado de um modelo próximo da sua fase de produção.

Recebendo inspiração de modelos como o BMW Z8 ou o BMW 503, toda a carroçaria parece ter sido desenvolvida como uma escultura única, em que o habitáculo de dois lugares marca uma distribuição de peso e proporções quase perfeita.

A secção dianteira tem os característicos «rins» da marca bem definidos e iluminados, mas nada exagerados, ao contrário de outras criações mais recentes de Munique. Estes integram-se harmoniosamente na dianteira que assume o formato “nariz de tubarão”, tão característico dos BMW de outros tempos.

Na parte de trás do BMW Concept Skytop, o minimalismo e a fluidez das linhas também contribuem para a elegância do conjunto, através dos grupos óticos resumidos a dois traços horizontais vermelhos — não diferindo muito dos vistos no Z8, por exemplo.

Destacam-se ainda as originais jantes com um desenho de turbina, mas de traços clássicos, e a nervura longitudinal, que se prolonga desde a secção dianteira até à traseira, mesmo no centro da carroçaria.

BMW Skytop vista de cima

Skytop com apenas dois lugares

Mesmo com dimensões dignas de um topo de gama, o BMW Concept Skytop tem um habitáculo de apenas dois lugares, protegido por uma barra transversal com acabamento em couro. Este é também o material que forra as duas partes removíveis do tejadilho, sendo que estas podem ser guardadas num compartimento específico do porta-bagagens quando não estão a ser utilizadas.

Ao volante do BMW Concept Skytop, não são visíveis grandes diferenças face aos modelos de topo da marca, como o Série 8, por exemplo. No entanto, os dois lugares existentes contam com uma boa dose de espaço disponível e estão posicionados para aproveitar da melhor forma a ausência de tejadilho.

Em termos de revestimentos e seleção de componentes, tudo está alinhado com o que a marca tem de melhor para oferecer. Não falta a escolha de pele mais elaborada e diversos elementos em cristal, sendo que alguns deles são iluminados no interior.

BMW R20 e BMW Skytop em Villa d'Este
© BMW Além do Concept Skytop, a BMW também teve presente a sua R20 Concept, uma naked equipada com uma versão «gigante» do conhecido motor de cilindros opostos, mas com 2000 cm3, que a marca batizou como Big Boxer

Para o capítulo da mecânica, a marca revelou apenas que, tal como aconteceu com o BMW Z8 na sua altura, também o Concept Skytop está equipado com o motor V8 mais potente de todos os que a marca tem na sua gama.

A única característica que confirma esta ideia é a saída de escape dupla de tamanho bastante generoso. Só podemos especular que se trate do mesmo 4.4 V8 biturbo que equipa os M5 e M8, que chegou aos 635 cv no M5 CS.

Sabe esta resposta?
Que automóveis viajavam a bordo do Hildebrand, o navio que naufragou ao largo de Cascais em 1957?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Hildebrand. A história do navio que naufragou e espalhou carros em Cascais