Notícias Português de 11 anos faz história nos Jogos Olímpicos dos desportos motorizados

FIA Motorsport Games

Português de 11 anos faz história nos Jogos Olímpicos dos desportos motorizados

Piloto mais jovem da comitiva portuguesa nos FIA Motorsport Games trouxe para casa a única medalha de ouro nacional.

FIA Motorsport Games Xavier Lázaro
© FPAK

Xavier Lázaro foi o grande protagonista português nos FIA Motorsport Games, ao conseguir a primeira medalha de ouro de sempre de Portugal nos Jogos Olímpicos dos desportos motorizados, que este ano se realizaram em Valência, Espanha.

Com apenas 11 anos, Xavier Lázaro impôs-se perante os cerca de 40 participantes da modalidade Karting Sprint Mini e foi o mais rápido na grande final, mesmo tendo partido da terceira posição da grelha.

“Estou muito feliz. Sempre disse que ia trazer o ouro para Portugal e vou mesmo! Esta vitória é minha, dos meus pais, mas também da federação que me escolheu para representar Portugal”, afirmou o jovem piloto português após a vitória, citado pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK).

O Xavier espelha o que há de bom no karting em Portugal (…) Estamos todos muito orgulhoso na FPAK por esta conquista, conseguida logo pelo nosso piloto mais jovem.

Ni Amorim, Presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK)
A NÃO PERDER: Português ganha medalha de excelência em concurso mundial de tecnologia automóvel

Recorde-se que até agora, o melhor que Portugal tinha conseguido nos FIA Motorsport Games tinha sido uma medalha de prata na Fórmula 4, em 2022, com Manuel Espírito Santo.

Nota positiva para os portugueses

Apesar de Xavier Lázaro ter sido o único a alcançar uma medalha de ouro, foram vários portugueses em destaque na edição de 2024 dos jogos.

FIA Motorsport Games Portugal
© FPAK João Dinis, na categoria Crosscar Sénior

João Dinis, nos Crosscar Sénior, surpreendeu ao chegar à final desta modalidade e arrecadou o nono lugar. Já na Fórmula 4, Francisco Macedo cruzou a meta no 10.º posto, precisamente a mesma posição alcançada por Álvaro Ramos nos GT Single Make.

Também no Karting, Martim Meneses estava na luta por um lugar nos oito primeiros classificados na final da modalidade, mas sofreu um toque e foi obrigado a desistir. Já Miguel Silva, que correu na categoria Sénior dos karts, ficou-se pela 23.ª posição na geral.

Esta foi, de resto, a maior comitiva portuguesa desde a primeira edição dos FIA Motorsport Games, com Portugal a competir em 12 das 27 modalidades que este ano integraram o programa do evento, que contou com a participação de representantes de 85 países.