345Quantas mais edições leres, mais hipóteses terás de ganhar! Cada edição lida corresponde a uma possibilidade.Em data que anunciaremos posteriormente, faremos uma transmissão live através do Facebook para sortearmos o vencedor!Segue-nos no Facebook e no Instagram para não perderes o lançamento de cada edição.Cada artigo tem um tempo médio de leitura. À medida que o vais lendo vamos fazendo a contagem do tempo que estás a usar.1Quando atingires o tempo médio de leitura activas o espaço onde te podes candidatar ao prémio.2Cada artigo tem um tempo médio de leitura. À medida que o vais lendo vamos fazendo a contagem do tempo que estás a usar.Quando atingires o tempo médio de leitura activas o espaço onde te podes candidatar ao prémio.12345Quantas mais edições leres, mais hipóteses terás de ganhar! Cada edição lida corresponde a uma possibilidade.Em data que anunciaremos posteriormente, faremos uma transmissão live através do Facebook para sortearmos o vencedor!Segue-nos no Facebook e no Instagram para não perderes o lançamento de cada edição.
Conteúdo patrocinado

Encontrei o meu primeiro carro numa Ford E-Transit

A viagem foi longa, não em distância, mas em tempo. Regressámos ao passado num modelo que curiosamente representa o futuro: a Ford E-Transit 100% elétrica.

Encontrei o meu primeiro carro numa Ford E-Transit

A viagem foi longa, não em distância, mas em tempo. Regressámos ao passado num modelo que curiosamente representa o futuro: a Ford E-Transit 100% elétrica.

Há momentos transformadores na nossa vida. Um deles é, sem dúvida alguma, a paternidade. Uma experiência que nos transporta para locais diametralmente opostos: faz-nos recordar a nossa infância e, simultaneamente, projetar o nosso futuro.

Num desses momentos, recordei o meu primeiro carro. É uma das memórias mais queridas da minha infância. Tão querida que decidi partilhá-la com o meu filho.

Foi assim que iniciei uma pequena «epopeia» à procura de um carro exatamente igual àquele que os meus pais me ofereceram há mais de 30 anos. Após seis meses de pesquisa nos classificados, finalmente encontrei-o!

Estava no Porto à minha espera e a viagem foi assim:

Alguém pediu muito espaço?

Para esta viagem Lisboa-Porto pedi um carro à Ford Portugal. Avisei que precisava de espaço, mas não era tanto…

À minha espera tinha uma Ford E-Transit com os seus 9,5 m3 de espaço numa das 25 configurações disponíveis.

Queria espaço e, de facto, espaço é coisa que não falta na caixa de carga da Ford E-Transit. Um modelo 100% elétrico pensado para o transporte de mercadorias na malha urbana e que eu desafiei a fazer uma viagem Lisboa-Porto-Lisboa.

Ford E-Transit frente 3/4
© Razão Automóvel A E-Transit é a primeira de muitas. A Ford já revelou o furgão médio E-Transit Custom e o mais pequeno E-Transit Courier

Naturalmente, este não é o habitat natural da Ford E-Transit. Os 269 cv de potência do motor elétrico acompanham qualquer situação, mas a bateria de 74 kWh de capacidade sente-se melhor nos percursos citadinos.

A autonomia anunciada de 317 km (ciclo WLTP) reduz para os 258 km se superarmos os 90 km/h de velocidade. Uma autonomia que obrigou a uma paragem para recarregar as baterias e que pode ser planeada com recurso à calculadora da Ford E-transit.

O futuro agora

Quando somos pais, mesmo que não queiramos, projetamos o futuro com maior frequência. O dia de amanhã ganha outro significado e a expressão “deixar um planeta melhor” também. Eu sei que parece um lugar comum, mas é a realidade…

Tabliê do Ford E-Transit
© Razão Automóvel Tecnologia a bordo não falta. O infoentretenimento (Ford SYNC 4) é acedido via um ecrã de 12″, temos Apple CarPlay e Android Auto sem fios, e já permite atualizações remotas.

Naturalmente, as preocupações ambientais estão no topo da lista. É um dos motivos pelos quais a eletrificação do setor automóvel — com os veículos comerciais incluídos — ganha outra importância.

Neste particular, ainda há um longo caminho a percorrer, mas a Ford já deu os primeiros passos. É a responsabilidade de quem lidera o segmento dos veículos comerciais na Europa.

A não perder Ford E-Transit Custom com 380 km de autonomia e volante basculante

Por isso, a gama Ford E-Transit é o primeiro passo no campo dos comerciais 100% elétricos para um setor zero emissões. Uma transição que pode trazer não só benefícios ambientais, mas também económicos.

Ford E-Transit traseira 3/4
© Razão Automóvel Não falta escolha. Tem três comprimentos de carroçaria que geram outros tantos volumes de carga útil: dos 9,5 m3 aos 15,1 m3, assim como capacidades de carga que vão das 1,02 t às 1,77 t no furgão e das 1,34 t às 2,09 t na variante chassis-cabina.

Os custos de operação de um veículo elétrico são mais reduzidos face às alternativas com motor a combustão. A Ford está a trabalhar em toda a cadeia de valor para conseguir maximizar a eficiência destes veículos através da divisão Ford Pro.

Não deixa de ser curioso que esta nossa viagem ao passado tenha sido feita num veículo que se assume como uma alternativa para o futuro.

No final da viagem, tivemos de fazer algumas contas à autonomia, mas perdemos a conta ao espaço disponível para a carga.

Questões de carga à parte, para a história fica algo que não ocupa lugar: muitas memórias para mais tarde recordar. Um dia direi ao meu filho que fui buscar o primeiro carro dele num carro que pretendia mostrar como vão ser os veículos comerciais do futuro.

Mostre o que sabe sobre a Ford

Responda corretamente às três perguntas de cada artigo deste Especial e habilite-se a ganhar uma experiência única com a Razão Automóvel e a Ford.

Habilite-se a uma experiência com a Ford e a Razão Automóvel

Complete a sua participação seguindo os próximos passos

1. Siga-nos nas redes sociais

2. Subscreva a nossa newsletter

Subscrever

3. Deixe-nos o seu email

Não se preocupe, os seus dados estão seguros connosco.
Consulte a nossa política de privacidade.

Razão Automóvel