Hoje parece que o setor automóvel é dominado por elétricos e propostas SUV, mas ainda são muitos aqueles que não querem nem uma coisa nem outra. E para esses ainda há alternativas.
Nomeadamente o Ford Focus. Um familiar compacto, de cinco portas que aposta numa receita que tem conhecido enorme sucesso ao longo de várias décadas.
A quarta geração, renovada recentemente, mantém esse legado mas viu os seus argumentos reforçados a vários níveis. Descubram tudo o que mudou neste vídeo:
Novidades por fora
Nesta renovação o Ford Focus começou por receber novos argumentos estilísticos, mais evidentes na dianteira, onde encontramos linhas totalmente renovadas.
Para isso os designers da Ford deram ao Focus novos faróis LED — de série em todas as versões, mas há em opção LED Matrix —, assim como uma nova grelha, para-choques e ainda o capô.
A assinatura luminosa é nova e até a oval azul deixou a sua posição habitual, acima da grelha, para agora ficar bem ao centro desta.
Atrás as diferenças são mais discretas, concentrando-se nas óticas que foram também redesenhadas e nas versões mais equipadas, como a ST-Line X que podem ver em vídeo, são escurecidas e em LED.
Interior renovado
No interior há também importantes diferenças para o Ford Focus que conhecíamos, reforçando os argumentos do Focus ao nível da conectividade e digitalização.
O destaque vai para o novo ecrã tátil central, de 13,2″, o maior do segmento. É através deste ecrã que interagimos com sistema SYNC 4, que é a versão mais recente do sistema de infoentretenimento da Ford.
Mais intuitivo na utilização, também concentra mais funcionalidades como a climatização. Além disso, pode ser atualizado remotamente e permite ainda uma integração sem fios com o smartphone.
A NÃO PERDER: Quando a Ford inventou a aviação moderna… sim, a FordO painel de instrumentos, também digital, tem 12,3″, e pode ser personalizado, oferecendo vários estilos associados aos modos de condução.
EcoBoost agora eletrificado
O multipremiado motor EcoBoost a gasolina mantém-se como o pilar das motorizações do renovado Ford Focus. O enérgico três cilindros turbo de 1.0 l de capacidade apresenta-se em duas variantes, com 125 cv e 155 cv, podendo ser ainda associado a uma caixa manual de seis velocidades ou a uma automática de sete velocidades.
Este motor EcoBoost recebeu ainda a sigla Hybrid, o que significa que está associado a um sistema híbrido suave (mHEV ou mild-hybrid). Uma tecnologia que ajuda a reduzir os consumos e as emissões mas cujas vantagens não terminam aqui.
O motor elétrico que faz parte do sistema pode proporcionar 16 cv adicionais, o que permite melhorar a aceleração do Ford Focus em 20% — uma ultrapassagem, por exemplo, será feita de forma mais rápida e segura.
A alimentar o motor elétrico está uma bateria de 48 V que recarrega de forma automática. A sua pequena dimensão faz com que seja carregada simplesmente durante os momentos de desaceleração ou travagem, com o sistema a converter a energia cinética dessa ação em energia elétrica.
Relacionado Explicador FORD. Como funciona a tecnologia mild-hybridPara quem faz frequentemente longas distâncias, o motor EcoBlue, a gasóleo, é a solução. O quatro cilindros de 1,5 l entrega 116 cv de potência, está associado exclusivamente a uma caixa automática de oito velocidades, e anuncia consumos (em ciclo combinado WLTP) de apenas 5,0 l/100 km.
No extremo oposto temos a performance do Ford Focus ST, o mais desportivo de todos os Focus. O motor 2.3 EcoBoost que o equipa entrega 280 cv e chega aos 100 km/h em apenas 5,7s.
A NÃO PERDER: Ford Focus. Tudo sobre o familiar que redefiniu o segmentoAinda é o Focus de sempre
De resto o Ford Focus continua igual a si próprio. É a referência dinâmica do segmento, sem que isso implique sacrificar o conforto dos seus ocupantes ou a sua usabilidade como familiar.
A oferta de espaço na segunda fila é generosa e a bagageira de 375 l (1354 l com bancos rebatidos) dá para levar tudo… ou quase. Se precisam de mais espaço a Ford Focus Station Wagon, a carrinha, é a solução. Os 635 l de capacidade (1653 l com bancos rebatidos) fazem da sua bagageira uma das maiores da classe.
Quanto custa?
O renovado Ford Focus encontra-se disponível em Portugal nos níveis de equipamento ST-Line, ST-Line X, Active e Active X, com o ST X a encimar a gama. Todos eles a garantir uma oferta generosa nos equipamentos de série, com destaque para os assistentes à condução.
Os preços arrancam nos 31 656 euros para o 1.0 EcoBoost mHEV ST-Line (125 cv), enquanto o 1.0 EcoBoost mHEV ST-Line X (155 cv) do vídeo esse valor sobe para os 32 872 euros.
O Ford Focus 1.5 EcoBlue ST-Line arranca nos 37 757 euros e o mais potente Focus ST X nos 50 911 euros.
ÚLTIMA EDIÇÃO: Novo Ford Explorer. O primeiro convocado da grande mudança
Partilhar
razaoautomovel.com