O novo Ford Kuga é um dos SUV mais vendidos da marca da oval azul. Além da ampla gama de motorizações (Plug-in Hybrid, EcoBlue Hybrid, Electric Hybrid, EcoBlue Diesel e EcoBoost Gasolina), há mais um motivo para este sucesso: a aposta na tecnologia ao serviço da condução.
Com cinco estrelas nos testes EuroNCAP, o Ford Kuga na versão Hybrid AWD reforça a sua aposta na segurança através do sistema “AWD disconnect”. Um sistema que recorre a processadores e sensores eletrónicos para aumentar a eficiência e a aderência em estrada.
Estes sensores, comandados por algoritmos de inteligência artificial, conseguem desligar o sistema de tração integral em condições de condução favoráveis para melhorar os consumos do Ford Kuga em 6,5 %. E pode voltar a ligar-se em menos de 20 milissegundos para voltar a beneficiar o condutor da aderência extra.
Em situações em que as rodas dianteiras não têm tração, o sistema pode mesmo enviar 100% da potência para as rodas traseiras.
Como funciona o AWD Disconnect
A unidade de controlo do Ford Kuga recorre a um algoritmo de “lógica difusa” para determinar a necessidade de fornecer tração às rodas traseiras. Nomeadamente, quando estamos a circular numa autoestrada em condições quentes e secas. Nestas condições, o sistema não recorre ao motor elétrico montado no eixo traseiro.
“Lógica Difusa” refere-se ao algoritmo, que pode ter em conta todo o tipo de variáveis antes de tomar uma decisão.
O sistema AWD Disconnect do Ford Kuga monitoriza a informação de vários sistemas, incluindo: controlo de tração e ABS, para determinar a velocidade de todas as rodas; a ativação do limpa pára-brisas e a temperatura exterior, para determinar as condições meteorológicas; e pode mesmo detetar se o Kuga está a rebocar um atrelado.
É com base nestes sensores/variáveis que o algoritmo toma a melhor decisão face ao contexto. Por exemplo, ligar o limpa pára-brisas não significa que esteja a chover. Para determinar a necessidade de ligar o sistema AWD, seria necessário que o sensor de temperatura ambiente, escovas automáticas e informação do ESP indicassem o mesmo sentido.
Equipado com uma caixa automática de 8 velocidades, o Ford Kuga Hybrid oferece 190 cv de potência e consumos de apenas 5,8 L/100 Km e emissões de 132 gr/km — ciclo WLTP. Tudo isto num SUV familiar que é capaz de cumprir os 0-100 km/h em apenas 9,2 segundos.
Performance e tecnologia ao serviço da segurança e do ambiente.
Partilhar
razaoautomovel.com