O Ford Mustang Mach-E, o primeiro SUV elétrico da marca norte-americana, tem suscitado um elevado interesse.
Temos recebido muitas mensagens sobre este modelo — desde questões mais técnicas até ao equipamento que oferece —, pelo que decidimos enumerar as seis coisas que têm de saber sobre o novo Ford Mustang Mach-E.
Fiquem a conhecê-las em mais detalhe em vídeo:
1 — Plataforma
O Ford Mustang Mach-E assenta na GE1, a plataforma da marca específica para veículos elétricos. Foi desenvolvida por uma equipa chamada Edison que é responsável por desenvolver os modelos elétricos da marca norte-americana.
Sendo dedicada a veículos 100% elétricos oferece, naturalmente, um espaço interior mais amplo do que aquele que teríamos caso o Ford Mustang Mach-E fosse desenvolvido com base numa plataforma para veículos com motores de combustão.
A bagageira tem 390 l de capacidade e à frente, como não existe um motor de combustão interna a ocupar espaço, a Ford aproveitou a oportunidade para criar um espaço para bagagens adicional com 81 l de capacidade.
2 — Autonomia e Potência
A gama Mustang Mach-E está disponível em três versões: tração traseira, tração integral (AWD) e ainda a topo de gama GT.
Nas versões de tração traseira e AWD podemos ainda optar por dois pack de baterias: 75,7 kWh e 98,8 kWh. A autonomia fica entre os 400 km e os 610 km consoante o pack de bateria.
No topo temos o Ford Mustang Mach-E GT que recorre, exclusivamente, ao pack de 98,8 kWh que oferece 500 km de autonomia.
Em relação à potência, as versões de tração traseira têm entre 269 cv e os 294 cv. As versões AWD têm dois motores (um no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro) com potências entre os 269 cv e os 351 cv. O Mustang Mach-E GT é o mais potente de todos, com 487 cv.
Os valores de potência das versões de tração traseira e integral variam consoante o pack de baterias que escolhem, se o mais pequeno de 75,7 kWh, se o maior de 98,8 kWh.
3 — Tempos de carregamento
O Ford Mustang Mach-E pode ser carregado até 150 kW. Isso significa que num carregador super-rápido é possível obter 120 km de autonomia em apenas 10 minutos de carregamento.
Numa Wallbox doméstica, que tanto pode estar no vosso escritório ou em casa, entre oito a 10 horas é o tempo que é necessário para carregar totalmente a bateria do Mustang Mach-E, consoante escolham a bateria mais pequena ou maior.
4 — Ford SYNC 4
O SYNC 4 é novo sistema de infoentretenimento da Ford que é acedido através de um ecrã de 15,5″ colocado verticalmente ao centro do tabliê. Tem Apple CarPlay e Android Auto sem fios e é possível controlarmos mais de 80 configurações do Ford Mustang Mach-E.
Tem também comandos por voz e é capaz de reconhecer até 15 línguas diferentes. Pode ainda ser atualizado remotamente e trabalha em conjunto com um ecrã de 10,2″ para o painel de instrumentos totalmente digital que está localizado à frente do condutor.
Os comandos de ventilação são também digitais e estão integrados na parte inferior do ecrã do infoentretenimento. No entanto, ainda há um comando analógico, que serve para aumentar ou reduzir o volume do sistema multimédia.
Entre as variadas funções que o Ford SYNC 4 oferece podemos utilizar o sistema de navegação para procurar, por exemplo, pelo posto de carregamento mais próximo ou por um parque de estacionamento nas redondezas.
5 — Ford Intelligent Range
O Ford Intelligent Range, ou se preferirem, o sistema de Alcance Inteligente da Ford, vai a uma cloud buscar dados que vão permitir encontrar uma autonomia o mais fidedigna possível para a carga que resta na bateria.
Vão ser dados que outros Ford conectados vão fornecer, como é o caso, por exemplo, de em determinado percurso saber qual é o nível de inclinação ou quanto trânsito há em tempo real, e tudo isso vai permitir fazer um cálculo muito aproximado de qual é a necessidade em carga de bateria para o efetuar.
Este sistema está também constantemente a medir fatores como, por exemplo, a temperatura do ar exterior para percebemos como é que influenciam a autonomia do carro.
6 — Preços
Já disponível em Portugal, o Ford Mustang Mach-E tem preços a começar nos 49 901 euros para a versão de tração traseira com o pack de baterias mais pequeno. Optando pelo pack de baterias maior e mantendo a tração traseira, o preço sobe para os 57 835 euros.
As versões AWD têm preços a começar nos 57 322 euros e a versão mais potente, com o pack de baterias maior, custa 66 603 euros. O Ford Mustang Mach-E GT, o topo de gama, não tem ainda preços para Portugal à data da publicação deste artigo.
Partilhar
razaoautomovel.com