O Ford Puma é atualmente um dos SUV compactos mais populares do segmento.
Graças aos chassis e ao motor desenvolvido pela Ford, o Puma consegue desfazer três mitos associados aos modelos deste segmento.
1.º mito. Os SUV compactos não são divertidos
Para muitos, o Puma é a referência dinâmica da sua classe — um legado iniciado pelo Ford Focus há mais de vinte anos como já vimos neste capítulo do Espaço Ford.
Um dos objetivos da equipa de engenharia da Ford foi dotar o Puma de um pisar confortável no quotidiano e, por outro lado, de um caráter mais dinâmico quando nos deparamos com a nossa estrada favorita.
Para alcançar este compromisso entre conforto e dinâmica, as suspensões, chassis e restantes componentes do Puma foram exaustivamente desenvolvidos. Inclusivamente num dos circuitos mais exigentes do mundo: Nürburgring Nordschleife.
2.º mito. Os SUV compactos gastam muito combustível
O Ford Puma vem equipado com o premiado motor 1.0 EcoBoost, um propulsor com provas dadas: foi 11 vezes distinguido com o prémio International Engine and Powertrain of the Year — o mais importante prémio da indústria automóvel em termos de mecânica e engenharia.
Disponível em duas versões, de 125 cv e 155 cv, a mais recente evolução do EcoBoost surge agora associada a um sistema mild-hybrid com uma bateria de 48 V.
Denominada Ford EcoBoost Hybrid, esta tecnologia permite consumos e emissões mais baixos, com o Ford Puma a registar consumos (ciclo WLTP) entre os 5,5 l/100 km e os 5,7 l/100 km, dependendo da versão.
3.º mito. Os SUV compactos são lentos
Os consumos comedidos que o 1.0 EcoBoost permite no Puma não se traduzem em falta de ritmo — bem pelo contrário. O EcoBoost de três cilindros é reconhecido pela sua vivacidade, entregando ao Puma toda a força e potência que necessita.
Seja o Ford Puma de 125 cv ou 155 cv, os 100 km/h são atingidos sempre em menos de 10 segundos quando equipado com a caixa manual — ficando ligeiramente acima dos 10 segundos quando equipado com a caixa automática na versão base.
Mas para os mais exigentes há o Ford Puma ST, o topo de gama em performance e dinamismo, à imagem do Puma Hybrid Rally1 que disputa o Mundial de Ralis.
Equipado com o motor 1.5 EcoBoost, o Puma ST desenvolve 200 cv e 320 Nm de binário. Os 0-100 km/h cumpre-se em apenas 6,7 segundos.
Este incremento substancial de performance é acompanhado por uma imagem ainda mais desportiva, destacando-se as jantes de desenho exclusivo de 19″, e por um chassis ainda mais apurado: suspensão mais firme, travões de maiores dimensões, direção mais direta e diferencial autoblocante.
Mas o Ford Puma não é só dinâmica. Conheçam todos os destaques deste modelo em cinco pontos essenciais:
Partilhar
razaoautomovel.com