O logótipo oval e azul da Ford é um dos símbolos mais reconhecidos em todo mundo e remonta aos primeiros anos da fabricante, quando C. Harold Willis, engenheiro assistente de Henry Ford, desenvolveu uma versão estilizada das palavras “Ford Motor Company”. Mas nem sempre foi assim.
O primeiro logótipo usado pela Ford foi criado em 1903 e fazia referência à cidade de Detroit, Michigan, o local onde a Ford nasceu. E considerando a época, estava em total sintonia com o estilo e arte da altura.
Contudo, não o vão encontrar em nenhum modelo da Ford, tendo sido usado, quase em exclusivo, na comunicação corporativa da empresa.
Nos anos seguintes, até 1906, a Ford experimentou outras soluções, evoluindo para um símbolo manuscrito, que muitos chegaram a pensar ser a assinatura do próprio Henry Ford, o fundador.
A não perder Lembram-se de todos? Os modelos da Ford que brilharam no cinemaDestacavam-se as letras “F” e “D”, com longas caudas, conhecidas como script with wings. Este logótipo acabou por ser usado em todos os modelos da Ford até ao final de 1910, e serviu também para registar a marca Ford no gabinete de patentes dos Estados Unidos da América, em 1909.
A primeira oval da Ford
Seria este logótipo, que parecia manuscrito, a acabar por estar na base do primeiro símbolo oval da Ford, que surgiu pela primeira vez em 1907, mas só seria introduzido em 1911.
A inscrição “Ford” dentro da famosa oval azul não é uma réplica da assinatura de Henry Ford, ainda que essa tenha sido a inspiração para a escolha da fonte a usar.
A primeira oval, além da inscrição “Ford”, era acompanhada pela frase “The Famous Motor Cars” (Os Famosos Carros a Motor), distribuída pela parte superior e inferior da oval, e que servia de «selo» de qualidade e fiabilidade dos modelos da marca sediada em Detroit. Mais tarde seria retirada, ficando apenas a inscrição “Ford” no interior da oval.
Este logótipo acabou por ser usado em todos os veículos Ford e em todas as comunicações institucionais até ao final da década de 20, tendo sido apenas substituído durante um curto período de tempo, por um logótipo de design distinto, um triângulo com «asas» (inspirado nas asas de um pássaro).
VEJAM TAMBÉM Ford Performance. É assim que nasce um desportivoUma escolha que simbolizava “velocidade, leveza, graça e estabilidade”, via adicionada a inscrição “The Universal Car”. Henry Ford não ficou agradado com este logótipo e é a própria marca que diz que “ não gostou do projeto e descartou-o rapidamente”.
Assim nasceu a “oval azul”
Descartado este logótipo, a Ford deu um passo atrás e regressou às origens, recuperando o símbolo oval. Entre 1917 e 1927 o logótipo tinha letras pretas sobre um fundo cinzento. A partir de 1927 recebia a cor azul pela qual iria ficar universalmente conhecido.
A elipse do logótipo da Ford destaca-se pela elegância e pela confiança que inspira no consumidor. Já o azul representa perfeição e força, enquanto o branco representa pureza e nobreza.
O Model A foi o primeiro veículo a exibir o logótipo oval azul da Ford no radiador e até ao final da década de 50, quase todos os modelos da fabricante norte-americana o ostentariam.
Só na década de 70 do século passado, a Ford efetuou pequenas modificações ao seu logótipo, mudando ligeiramente a cor (sem nunca sair do tom azul) e a oval ganhou um contorno cromado. Contudo, chegaram a ser testadas cores alternativas, como branco ou preto, no início dos anos 60.
A não perder Quando a Ford inventou a aviação moderna… sim, a FordA já icónica oval azul permaneceu sem alterações significativas até 2003, altura em que o logótipo foi modernizado de maneira a assinalar o centésimo aniversário da Ford Motor Company, sempre sem perder o tipo de letra manuscrito que fez deste um dos logótipos mais reconhecidos em todo o mundo.
Exceções à regra
Apesar do primeiro esboço ter mais de 100 anos e de ter sido exibido em quase todos os automóveis da Ford, a verdade é que existem alguns modelos da marca que nunca usaram o famoso logótipo da oval azul e que tiveram honras de ter um símbolo próprio.
Ford Mustang
O Ford Mustang é um excelente exemplo disso. Lançado em 1964 e rapidamente alcunhado de pony car — distinguindo-o dos maiores muscle cars —, o nome Mustang está associado aos cavalos assilvestrados norte-americanos, ainda que também seja associado ao P51 Mustang, o caça da Segunda Guerra Mundial.
Mas o símbolo do cavalo a correr, livre e selvagem, parece dar força à teoria de que o nome foi mesmo inspirado nos cavalos assilvestrados, até porque naquela altura, o gestor de estudos de mercados da Ford — e uma das pessoas que terá participado na escolha do nome — era Robert J. Eggert, que também era… criador de cavalos.
Certo é que o Mustang nunca usou o famoso logótipo da oval azul da Ford, tendo sempre exibido um cavalo a correr. Algo que acontece ainda hoje, até mesmo no Mustang Mach-E, o crossover 100% elétrico, que herda do pony car o nome e o símbolo.
Ford Bronco
Também o Ford Bronco — considerado por muitos como o Mustang dos todo o terreno —, lançado originalmente em 1965, nem sempre ostentou a oval azul. Nas duas primeiras gerações do Bronco, apenas usava a inscrição “Ford”, mas com um tipo de letra distinto (serifado) e com os carateres afastados entre si. Só na terceira geração adotou a oval azul.
Na nova geração (a sexta), o Bronco passou a exibir a inscrição “Bronco” na dianteira, em grandes dimensões, além da Ford ter redesenhado o símbolo do cavalo que o acompanhou ao longo da sua história. Este é diferente do usado pelo Mustang, não estando a correr, mas sim «aos coices».
Ford Raptor
As versões Raptor das pick-up Ranger e F-150 também prescindem do famoso logótipo da oval azul. Em vez disso exibem — com orgulho — na grelha dianteira a inscrição “Ford” a grandes dimensões (com tipo de letra distinto, linear), de forma a reforçar a sua presença em estrada e para que seja possível distinguir estas versões mais radicais das restantes.
ÚLTIMA EDIÇÃO: Lembram-se de todos? Os modelos da Ford que brilharam no cinema
Partilhar
razaoautomovel.com