O Ford Mustang Mach-E é o primeiro SUV 100% elétrico da marca norte-americana e o «ponta de lança» da ofensiva elétrica da Ford.
Até 2030, toda a gama Ford na Europa será emissões zero. Mas para já, recai sobre o Mustang Mach-E a responsabilidade de iniciar esta transição energética na Ford.
Tradição e tecnologia
Para o seu primeiro 100% elétrico a Ford convocou o seu melhor design e tecnologia.
Em termos de estilo, a inspiração no design do Mustang é inequívoca. Segundo a marca, o grande desafio foi conseguir um visual moderno mas que simultaneamente honrasse o legado da marca.
No campo tecnológico, a oferta de vários níveis de potência e diferentes tamanhos baterias só foi possível graças ao recurso à nova plataforma 100% elétrica da Ford. Uma plataforma que valeu ao Ford Mustang Mach-E as cinco estrelas nos testes Euro NCAP.
Não faltam por isso argumentos a este SUV 100% elétrico, cujo preço no mercado nacional arranca nos 61 497 euros.
Versões para todos os gostos
Um dos grandes trunfos do Ford Mustang Mach-E é o facto de oferecer uma gama muito vasta, que contempla versões de tração traseira e tração integral, além de vários níveis de potência e de autonomia, fruto dos dois packs de baterias disponíveis.
Na base da gama estão as versões de tração traseira e as AWD, que podem ser associadas a dois packs de baterias, com 75,7 kWh e 98,8 kWh. Consoante a bateria, a autonomia varia entre os 400 km e os 610 km.
Quanto à potência, as versões de tração traseira oferecem entre 269 cv e 295 cv. Já as variantes AWD, que contam com dois motores elétricos (um por eixo), vêem a potência variar entre os 269 cv e os 351 cv.
Mach-E GT, o mais potente de todos
No topo da gama do Ford Mustang Mach-E surge a versão GT, que só está disponível com a bateria de 98,8 kWh e com tração integral, fruto da adopção de dois motores elétricos.
É graças a estes dois motores — um por cada eixo — que este modelo oferece 487 cv de potência máxima e 860 Nm. Números que permitem ao Mach-E GT cumprir o sprint dos 0 aos 100 km/h em 3,7s e alcançar os 200 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente).
Rápido (também) a carregar
Tão importante quanto a autonomia é a velocidade de carregamento. O Mustang Mach-E suporta carregamentos de até 150 kW em corrente contínua.
Por outras palavras, o SUV elétrico da marca da oval azul — com a bateria de maior capacidade — é capaz de repor 80% da capacidade da bateria em apenas 45 minutos. Nas versões com a bateria mais pequena este exercício demora apenas 38 minutos.
Comum a todas as versões é o facto de o Mustang Mach-E suportar uma potência máxima de carregamento de 10,5 kW em corrente alternada — ou seja, a corrente mais comum nos carregamentos domésticos. Nesta condições um carregamento até 80% demorará seis horas.
Ford SYNC 4 é “arma” importante
O Mustang Mach-E também se destaca pelo arsenal tecnológico que oferece, a começar logo pelo enorme ecrã de 15,5” que surge colocado ao centro do tabliê, na vertical, como se fosse um tablet.
Este display serve de terminal para o SYNC4, o novo sistema de info-entretenimento da Ford, que suporta comandos por voz — reconhece até 15 línguas diferentes — e permite integração sem fios com o smartphone através dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay.
A somar a isso, contamos com uma zona dedicada para a climatização, onde os comandos são digitais, e com um ecrã de 10,2” atrás do volante que assume as funções de painel de instrumentos.
Cinco estrelas nos testes Euro NCAP
O Mustang Mach-E conta com uma vasta gama de equipamentos de segurança, tais como capô ativo, airbag central, sistema de permanência em faixa e sistema de travagem de emergência com deteção de peões e ciclistas.
Em parte, foi graças a estes sistemas que este SUV 100% elétrico alcançou a nota máxima nos testes Euro NCAP.
O SUV elétrico da marca da oval azul alcançou uns impressionantes 92% no campo da segurança dos adultos, obtendo 86% na segurança infantil, 69% na proteção de peões e 82% nos assistentes de segurança.
E o preço?
O Ford Mustang Mach-E está disponível em Portugal com preços a começar nos 61 497 euros, para a versão com tração traseira e bateria de 76 kWh. Se optarmos pela configuração de tração traseira mas quisermos a bateria de maior capacidade, com 98,8 kWh, o preço sobe para os 66 815 euros.
Já as versões AWD começam nos 66 257 euros quando associadas à bateria de 76 kWh e arrancam nos 75 568 euros quando equipadas com a maior bateria disponível.
No topo da gama do Mustang Mach-E está a versão GT, que está disponível em Portugal com preços desde 84 055 euros.
Partilhar
razaoautomovel.com