Auto Rádio BYD terá 8 modelos à venda em Portugal e poderá abrir fábrica na Europa

Auto Rádio #31

BYD terá 8 modelos à venda em Portugal e poderá abrir fábrica na Europa

No Auto Rádio n.º 31 estivemos à conversa com Pedro Cordeiro, diretor geral da BYD Portugal, que deu a conhecer mais do futuro da gigante chinesa.

Podcast Auto Rádio #31
© Razão Automóvel

A gigante chinesa BYD foi o tema central do Auto Rádio n.º 31, um podcast da Razão Automóvel com o apoio do Piscapisca.pt.

A BYD é uma das marcas chinesas mais recentes em Portugal e chegou em força, com o lançamento simultâneo de três modelos: Atto 3, Han e Tang. Promete não ficar por aqui.

Foi o que o Guilherme Costa pode comprovar durante o último Auto Rádio, que teve como convidado Pedro Cordeiro, diretor geral da BYD Portugal.

Durante o Auto Rádio, Pedro Cordeiro esclareceu-nos mais sobre a implementação da BYD no nosso país — representada pela incontornável Salvador Caetano —, mas também sobre o futuro da marca, não só em Portugal como na Europa.

Nova fábrica na Europa?

Se os automóveis da BYD só começaram a ser vendidos no «velho continente» há alguns meses, a verdade é que a construtora já tem anos de presença por cá.

Além de automóveis, a BYD comercializa autocarros elétricos há alguns anos na Europa — são vários os que circulam em Portugal, mais precisamente em Coimbra. Menos conhecido é o facto de a BYD os montar na Europa, na fábrica que tem na Hungria.

BYD K9UB em Coimbra
© SMTUC BYD K9UB ao serviço da SMTUC em Coimbra

Agora que o construtor chinês está a expandir-se pela Europa com os seus automóveis, será que também vai fabricar automóveis em solo europeu?

Sem se comprometer com certezas Pedro Cordeiro deu a entender, no Auto Rádio, que é uma forte possibilidade. A opção mais provável é a expansão da unidade húngara, para também produzir lá automóveis.

Só elétricos? Olhe que não, olhe que não…

Se na China a BYD vende elétricos e híbridos plug-in, por cá, na Europa, a sua gama é exclusivamente elétrica. Por agora temos os já mencionados Atto 3, Han e Tang, mas a gama vai rapidamente crescer.

Já foram apresentados os Dolphin (hatchback para o segmento C) e Seal (berlina para o segmento D) — este último já testado pelo Guilherme —, que deverão chegar nos próximos meses ou início de 2024. Mais modelos estão nos planos.

Pedro Cordeiro avançou, nesta edição do Auto Rádio, que em 2024 a BYD deverá estar a vender em Portugal oito modelos distintos e, surpresa, nem todos serão 100% elétricos.

Um dos modelos previstos é um novo SUV para o segmento D que, além da variante elétrica, disponibilizará uma variante híbrida plug-in.

Outra novidade avançada é a chegada a Portugal de um comercial ligeiro elétrico, o ETP 3.

BYD ETP 3, frente 3/4
© BYD BYD ETP 3

Tecnologia da casa

Relembramos ainda que a BYD é muito mais que uma construtora de veículos. Antes de o ser, já concebia e produzia baterias para veículos eletrificados e elétricos, atividade que mantém até hoje.

Aliás, hoje a BYD é um dos maiores produtores mundiais de baterias, não só equipando os seus modelos, como fornecendo outros construtores, entre os quais, a Tesla.

bateria lfp BYD-3-2
© BYD Bateria Blade LFP da BYD

A bateria Blade (LFP), que já equipa alguns dos seus modelos, é um dos seus produtos porta-estandarte, destacando-se pela segurança acrescida relativamente a outras quando danificada.

Há mais para descobrir sobre o presente e o futuro da BYD no Auto Rádio desta semana — a não perder…

Encontro marcado no Auto Rádio para a próxima semana

Não faltam por isso motivos de interesse para ver/ouvir o mais recente episódio do Auto Rádio, que está de volta na próxima semana nas plataformas habituais: YouTubeApple Podcasts e Spotify.

E nunca é demais lembrar que se tiverem sugestões de temas que queiram ver no Auto Rádio podem sempre enviá-las para podcast@razaoautomovel.com.