Auto Rádio Ofensiva francesa. Peugeot e Renault com dois «reforços» de peso

Auto Rádio #41

Ofensiva francesa. Peugeot e Renault com dois «reforços» de peso

Os novos e-3008 e Scénic E-Tech Electric passam diretamente a ser os «rostos» da eletrificação da Peugeot e da Renault e foram protagonistas do Auto Rádio n.º 41.

episodio 41 thumbnail web

A ofensiva elétrica francesa foi o tema em destaque no episódio n.º 41 do Auto Rádio, um podcast da Razão Automóvel com o apoio do Piscapisca.pt, isto porque a Peugeot e a Renault acabam de mostrar os seus novos «rostos» para a eletrificação.

Falamos do Peugeot e-3008 e do Renault Scénic E-Tech Electric, dois modelos 100% elétricos que prometem ser protagonistas do segmento C, uma vez que oferecem uma imagem apelativa, interiores tecnológicos e autonomias que vão dar que falar.

Neste episódio, o Guilherme Costa, o Diogo Teixeira e o Miguel Dias percorrem a lista de argumentos de cada um destes dois modelos, que são, cada um à sua maneira, duas respostas muito importantes — de dois construtores ditos «tradicionais» — às exigências do mercado europeu.

Verniz estalou entre a Europa e a China

Apesar do lançamento do Peugeot e-3008 e do Renault Scénic E-Tech Electric ter sido o principal tema de conversa deste episódio do Auto Rádio, não foi o único.

Isto porque a Comissão Europeia anunciou que vai dar início a uma investigação contra subvenções para carros elétricos chineses, com a presidente da instituição que representa e defende os interesses da União Europeia, Ursula von der Leyen, a não poupar nas críticas feitas à China.

Além de alertar para o facto de os mercados globais estarem “inundados com carros elétricos chineses baratos que têm subsídios de Estado”, von der Leyen destacou que isso “está a distorcer o nosso mercado”.

“O seu preço é mantido artificialmente baixo por conta de grandes subsídios do Estado. Isto está a distorcer o nosso mercado”, afirmou a presidente do Executivo, antes de lembrar que “a concorrência só é verdadeira se for justa”.

Como seria de esperar, a resposta não tardou, com o Governo chinês a declarar que a vantagem competitiva dos carros elétricos chineses se deve “ao trabalho árduo” e à “inovação tecnológica” do país.

Auto Rádio EP 41

A somar a isso, o Ministério do Comércio da China deixou um aviso, dizendo: “(Esta investigação) terá um impacto negativo nas relações económicas e comerciais entre a China e a União Europeia”.

Carlos Tavares já tinha alertado

Carlos Tavares, diretor executivo da Stellantis, já tinha alertado para aquilo que definiu como sendo a «invasão chinesa» e prometeu uma resposta à altura, a começar logo no novo Citroën ë-C3, que vamos conhecer no início de 2024 e que terá um preço inferior a 25 mil euros.

A NÃO PERDER: Alerta vermelho. Carlos Tavares tem plano «anti-invasão» chinesa

Para conseguir este preço, Carlos Tavares promete estrear soluções inovadoras com impacto direto no controlo dos custos de produção, muitas delas já antecipadas em protótipos como o Citroën Oli, que já tivemos oportunidade de conduzir:

Encontro marcado no Auto Rádio para a próxima semana

Não faltam assim motivos de interesse para ver/ouvir o mais recente episódio do Auto Rádio, que está de volta na próxima semana nas plataformas habituais: YouTube, Apple Podcasts e Spotify.

Têm sugestões para temas que queiram ver no Auto Rádio? Deixem-nas nos comentários.