Auto Rádio Europa faz «marcha-atrás» e dá esperança ao motor de combustão

Auto Rádio #43

Europa faz «marcha-atrás» e dá esperança ao motor de combustão

No Auto Rádio n.º 43 falámos do futuro do motor de combustão, que ganhou espaço e tempo com a nova Euro 7 proposta pelos ministros da UE.

Auto Rádip EP 43 Euro 7 thumbnail

O futuro do motor de combustão esteve em debate no episódio n.º 43 do Auto Rádio, um podcast da Razão Automóvel com o apoio do Piscapisca.pt.

Isto porque a União Europeia decidiu fazer marcha-atrás e suavizar a norma de emissões Euro 7. Depois de muitas vozes contra, os ministros da União Europeia concordaram em apresentar uma proposta bem mais branda do que aquilo que tinha sido inicialmente desenhado.

Naturalmente, isto abre novas perspectivas para o motor de combustão, que assim ganha um novo fôlego no continente europeu, ainda que a sua «morte» na Europa (no que toca a modelos novos) continue anunciada para 2035.

A NÃO PERDER: União Europeia recua. Nova Euro 7 será mais «amiga» dos motores a combustão

Com a nova Euro 7, há uma pergunta que se impõe: quem sai mais beneficiado? Os consumidores europeus ou os construtores automóveis? Tentamos responder a essa e outras questões neste podcast:

Neste episódio do Auto Rádio, para discutir o futuro dos motores de combustão e o estado atual da indústria automóvel na Europa, o Guilherme Costa e o Miguel Dias estiveram à conversa com Pedro Silva, diretor e fundador da revista Auto Drive.

O que muda na nova Euro 7?

Esta versão mais «suave» da Euro 7 prevê que fique quase tudo na mesma para os veículos ligeiros de passageiros e comerciais:

“A posição do Conselho mantém as atuais condições de ensaio e limites de emissões (estabelecidos na norma Euro 6) para os veículos das categorias M1 e N1 (veículos ligeiros de passageiros e comerciais)”, pode ler-se no comunicado do Conselho da União Europeia.

União Europeia emissões

Mas há novidades a registar, sobretudo no que diz respeito às partículas provenientes dos travões e dos pneus:

“O Euro 7 estabelece limites para as emissões não provenientes do tubo de escape, como as partículas provenientes dos travões e dos pneus. Além disso, abrange os requisitos mínimos de desempenho para a durabilidade das baterias em automóveis elétricos e impõe requisitos mais rigorosos para o ciclo de vida dos veículos”, pode ler-se no comunicado do Conselho da UE.

Encontro marcado no Auto Rádio para a próxima semana

Não faltam assim motivos de interesse para ver/ouvir o mais recente episódio do Auto Rádio, que está de volta na próxima semana nas plataformas habituais: YouTube, Apple Podcasts e Spotify.

Têm sugestões para temas que queiram ver no Auto Rádio? Podem deixá-las nos comentários.