Auto Rádio Orçamento do Estado 2024. Ter carro vai ficar mais caro

Auto Rádio #44

Orçamento do Estado 2024. Ter carro vai ficar mais caro

A proposta do Orçamento de Estado para 2024 traz boas e más notícias para os automobilistas. Fiquem a conhecê-las no podcast Auto Rádio.

Diogo Teixeira, Guilherme Costa e Fernando Gomes no Auto Rádio
© Razão Automóvel

A proposta para o Orçamento do Estado para 2024 (OE 2024) já é conhecida e, por isso mesmo, não podia deixar de ser o tema do episódio n.º 44 do Auto Rádio, um podcast da Razão Automóvel com o apoio do Piscapisca.pt.

As más notícias não tardaram, pois prevê-se um aumento significativo no custo de ter um automóvel, especialmente em relação ao Imposto Único de Circulação (IUC) associado aos automóveis com matrícula anterior a julho de 2007.

Mas o OE 2024 também traz notícias positivas e para as conhecer e vê-las debatidas, veja e/ou oiça o Guilherme Costa, Diogo Teixeira e o Fernando Gomes no Auto Rádio desta semana:

“Não vai ser um aumento à bruta…”

A medida mais controversa do OE 2024 é, definitivamente, o agravamento do IUC para automóveis com matrícula anterior a julho de 2007 (antes da entrada da nova fórmula de cálculo do IUC, que passou a contemplar as emissões CO2).

Isto porque vai agravar significativamente o valor a pagar e fará com que o IUC desses automóveis acabe por ficar equivalente ao dos automóveis novos.

Porém, dado a brutalidade que esse aumento significaria — facilmente três a quatro vezes superior —, na proposta do OE 2024 pode-se ler que será faseado, ao ritmo máximo de 25 euros por ano.

Este ataque aos automóveis antigos é uma forma de penalizar os que mais poluem, diz o governo, e, assim, acelerar a renovação do parque automóvel nacional. Como nota, a idade média do parque automóvel não tem parado de crescer e já supera os 13 anos, com mais de 1,2 milhões de automóveis em circulação a terem 20 anos ou mais.

Fernando Gomes e Guilherme Costa no auto rádio

Mas será uma medida justa? É um dos pontos de discussão do Auto Rádio, pois vai afetar maioritariamente aqueles que não têm possibilidade de trocar o seu carro velho por outro novo ou mais recente.

Incentivo ao abate está de volta

Num registo mais positivo, destaca-se na proposta do OE 2024 o regresso do programa do incentivo ao abate.

Se o aumento do IUC poderá levar a ponderar «despachar» o seu automóvel antigo, por outro poderá usufruir de um incentivo do Estado para adquirir carro novo, mas não só…

Na proposta do Orçamento do Estado o valor do incentivo pode ser usado para a aquisição de outro tipo de veículos, como até de… serviços. Descubram do que se trata neste Auto Rádio.

Encontro marcado no Auto Rádio para a próxima semana

Não faltam assim motivos de interesse para ver/ouvir o mais recente episódio do Auto Rádio, que está de volta na próxima semana nas plataformas habituais: YouTubeApple Podcasts e Spotify.

Têm sugestões para temas que queiram ver no Auto Rádio? Deixem-nas nos comentários.