Auto Rádio Há vida para além dos elétricos. Híbridos são solução?

Auto Rádio #49

Há vida para além dos elétricos. Híbridos são solução?

A aposta total nos 100% elétricos para «limpar» o automóvel é a solução certa para hoje? No Auto Rádio discute-se os híbridos como alternativa.

Diogo Teixeira e Miguel Dias com Toyota C-HR, Auto rádio
© Razão Automóvel

A nova geração exclusivamente híbrida do Toyota C-HR — do qual já temos vídeo com o primeiro contacto dinâmico —, serviu de mote para o episódio n.º 49 do Auto Rádio, um podcast da Razão Automóvel com o apoio do Piscapisca.pt.

Não tanto pelo carro em si, mas pela tecnologia híbrida que encerra e que a Toyota tem defendido afincadamente como uma solução melhor e mais rápida para descarbonizar o automóvel. Pelo menos neste período de transição entre a combustão e a eletricidade.

Serão os híbridos efetivamente uma melhor solução? Bem, a Toyota fez as contas pela voz do seu cientista-chefe, Gill Pratt, para o demonstrar. O Diogo Teixeira, o Miguel Dias e o Fernando Gomes explicam as contas que a Toyota fez e as premissas que estão por detrás das mesmas.

Sem abrir demasiado o jogo, tenha em consideração que as baterias são um recurso finito. Isto não significa que há falta de matérias-primas, mas o que se constata é que a capacidade de as extrair e transformar em baterias não está a crescer ao ritmo da procura. Há previsões que apontam para que haja escassez de baterias ainda durante esta década.

Por isso, obter o maior impacto possível — redução de emissões de CO2 — deste recurso finito pode implicar outras opções que não os elétricos, como defende a Toyota.

Elétricos em crise?

O olhar renovado para os híbridos que é feito neste Auto Rádio como uma solução alternativa ou complementar à dos 100% elétricos, é também uma espécie de reação aos acontecimentos recentes relativos à evolução dos elétricos no mercado.

C-HR motor
© Toyota A motorização híbrida do novo Toyota C-HR

O alerta veio da própria indústria automóvel, que diz estar a assistir a uma desaceleração expressiva na procura por automóveis elétricos, apesar de, por enquanto, não se refletir nas tabelas de vendas — continuam a subir, mas não tão depressa como o desejado.

No entanto, os construtores não perderam tempo a anunciar a revisão das ambiciosas metas de vendas dos seus elétricos, empurrando-as para a frente no calendário; e a suspender ou até cancelar importantes investimentos na eletromobilidade, como o recuo na construção de fábricas de baterias.

Afinal o que se passa no mercado dos automóveis elétricos? O Diogo, o Miguel e o Fernando foram à procura das causas e explicam o que está por detrás desta desaceleração.

Encontro marcado no Auto Rádio para a próxima semana

Não faltam assim motivos de interesse para ver/ouvir o mais recente episódio do Auto Rádio, que está de volta na próxima semana nas plataformas habituais: YouTube, Apple Podcasts e Spotify.

Tem sugestões para temas que queira ver no Auto Rádio? Deixe a sua sugestão nos comentários.