Auto Rádio Crise em 2025. Os problemas que ameaçam a indústria automóvel

Auto Rádio #71

Crise em 2025. Os problemas que ameaçam a indústria automóvel

A indústria automóvel europeia está a passar por uma crise que promete continuar em 2025 e serve de mote a mais um episódio do Auto Rádio.

Miguel Dias e Guilherme Costa com indústria a arder
© Razão Automóvel

O ano de 2025 promete ser a tempestade perfeita na indústria automóvel europeia: temos um mercado estagnado, uma invasão chinesa, uma transição energética e metas de emissões por cumprir — com a ameaça de avultadas multas em caso de incumprimento —, e a possibilidade de mais tarifas num dos mercados mais importantes para muitos construtores europeus, os EUA.

Esta crise antecipada para 2025 marca a discussão do novo episódio do Auto Rádio, um podcast da Razão Automóvel com o apoio do PiscaPisca.pt.

É de ficar deprimido sobre os problemas que afetam o motor da economia europeia, mas o Guilherme Costa, o Miguel Dias e o Fernando Gomes, aprofundam estes tópicos e procuram sinais de esperança.

Crise em 2025

O painel residente do Auto Rádio entrega os números, discute as causas e até faz alguma «futurologia» sobre o que poderá acontecer em 2025.

Será que as tarifas europeias vão «travar» a invasão chinesa ou são apenas algumas lombas no caminho para uma presença muito mais sólida no mercado europeu?

Há metas de redução das emissões de CO2 a cumprir até ao final de 2025, mas com as vendas dos elétricos em contração, como é que serão cumpridas?

As multas para os construtores, em caso de incumprimento, são avultadas: 95 euros por grama acima do estipulado e por carro vendido. Veremos a União Europeia ceder à pressão e atrasar essas metas um ano ou dois?

E depois temos um problema chamado Alemanha, a maior economia europeia que também passa por uma crise política, o que não augura nada de bom para a performance geral do mercado europeu em 2025.

Indústria Mais greves no Grupo Volkswagen. O que está em causa?

Além disso, a dependência dos construtores alemães do mercado chinês e norte-americano promete agravar em 2025 o momento difícil porque já passam.

As quebras de vendas dos alemães na China em 2024 foram expressivas e não parece haver uma solução rápida no horizonte — as novas parcerias, como as que vimos entre a Audi e a SAIC, só deverão trazer frutos a médio prazo.

AUDI E 3/4 dianteira
© Audi AUDI E, o primeiro a nascer da parceria entre a Audi e a SAIC, exclusivo para o mercado chinês.

Agora, com a entrada da administração Trump nos EUA no início de 2025, surge a ameaça de tarifas adicionais sobre os automóveis importados. Apesar de o Grupo Volkswagen, Mercedes-Benz e Grupo BMW terem fábricas em solo americano, uma parte importante do seu volume de vendas está dependente de importações. Será que Donald Trump vai para a frente com esta medida?

Este Auto Rádio mede o pulso à indústria automóvel e torna-se imprescindível para compreender a dimensão do que está em causa para 2025. A não perder.

Encontro marcado no Auto Rádio para a próxima semana

Não faltam por isso motivos de interesse para ver/ouvir o mais recente episódio do Auto Rádio, que está de volta na próxima semana nas plataformas habituais: YouTubeApple Podcasts e Spotify.

Se tiverem sugestões de temas que queiram ver no Auto Rádio deixem nos comentários.