Auto Rádio Revolução francesa. Estes quatro modelos vão dar que falar

Auto Rádio #88

Revolução francesa. Estes quatro modelos vão dar que falar

Quatro modelos franceses diferentes, mas com um objetivo comum: surpreender num mercado europeu que vive uma das fases mais exigentes dos últimos anos.

Miguel Dias e Guilherme Costa no Auto Rádio
© Razão Automóvel

O mercado automóvel europeu vive uma das fases mais exigentes das últimas décadas e não chega às marcas lançar apenas novos modelos: têm de surpreender, inovar e fortalecer a sua imagem e a sua competitividade.

É um desafio gigante e os construtores sabem disso. Por isso, não basta cumprir. É preciso liderar. E há quatro modelos franceses a perfilar-se para tal. Todos representam abordagens muito distintas, mas têm um denominador comum: reposicionar as suas marcas no exigente mapa automóvel europeu atual.

Neste episódio do Auto Rádio, um podcast da Razão Automóvel com o apoio do PiscaPisca.pt, mergulhámos nos detalhes que tornam estes quatro modelos tão relevantes. Do pragmatismo da Citroën ao regresso da sigla GTi à Peugeot, passando pela visão futurista da Renault e pela ambição da Alpine, há muito para explorar. Ora veja:

O que aí vem?

A Renault tem vindo a trabalhar numa transformação profunda da sua imagem. Deixou para trás o estatuto de marca generalista para abraçar um posicionamento cada vez mais premium (um caminho semelhante ao que vimos a Peugeot fazer) e o Emblème é o melhor exemplo disso.

Renau
© Renault  O Emblème mostra-nos o que esperar visualmente dos próximos Renault.

Apresentado como protótipo, antecipa a linguagem de estilo da Renault para a próxima geração de modelos e serve de demonstrador tecnológico: é 100% elétrico, mas a cadeia cinemática é híbrida, combinando tecnologia de bateria com a tecnologia de pilha de combustível a hidrogénio.

E agora, como recentemente ficámos a saber, antecipa um futuro modelo de produção que chegará em 2028. Dificilmente veremos a cadeia cinemática chegar à produção, mas esta espécie de shooting brake gaulesa poderá ser, muito provavelmente, o futuro topo de gama da Renault.

Não saindo do Grupo Renault, a Alpine continua o seu caminho de afirmação no segmento premium desportivo e o novo A390 é a derradeira prova dessa ambição.

É o primeiro elétrico desenvolvido de raiz como um Alpine e promete colocar a marca francesa a lutar, lado a lado, com o novo Porsche Macan elétrico. Os detalhes técnicos do A390 ainda não foram revelados, mas sabe-se que uma das versões contará com três motores elétricos — um dianteiro e dois traseiros —, o que permitirá uma vetorização de binário ativa (Alpine Active Torque Vectoring) e, segundo a Alpine, um comportamento dinâmico de referência.

Saltando para o universo Stellantis, a Citroën tem vindo a reencontrar o seu caminho, apostando num posicionamento mais acessível e pragmático, mas sem nunca abdicar do conforto: uma das suas bandeiras históricas.

O novo Citroën C5 Aircross continuará a provar isso mesmo. A nova geração do modelo, antecipada por um protótipo revelado no final de 2024, chega este ano com um design mais ousado, em linha com a linguagem de estilo mais recente da marca.

Citroën C5 Aircross Concept em Paris 2024
© Guilherme Costa / Razão Automóvel Para a nova geração do Citroën C5 Aircross pouco ou nada vai restar do modelo atual. Vai mudar tudo, a começar no estilo.

Será tecnicamente próximo do «primo» Peugeot 3008, pelo que teremos, pela primeira vez, um Citroën C5 Aircross 100% elétrico.

Por fim, mas não menos importante, falamos neste Auto Rádio no regresso, não de um modelo, mas de uma sigla histórica à Peugeot: GTI. Três letras que dizem muito a todos os entusiastas da Peugeot.

Após uma ausência prolongada, o regresso em força da emblemática sigla será em modo 100% elétrico, com o e-208 GTi. Com apresentação marcada já para o verão de 2025, a receita promete ser explosiva: motor com 240 cv ou 280 cv, diferencial autoblocante mecânico e um chassis afinado «à francesa».

Um modelo que promete dar luta ao recente Alpine A290:

Encontro marcado no Auto Rádio para a próxima semana

Não faltam por isso motivos de interesse para ver/ouvir o mais recente episódio do Auto Rádio, que está de volta na próxima semana nas plataformas habituais: YouTubeApple Podcasts e Spotify.