Auto Rádio Tudo ou nada. Estes três carros alemães não podem falhar

Auto Rádio #89

Tudo ou nada. Estes três carros alemães não podem falhar

Três carros, três gigantes alemãs e uma missão clara: não falhar. O futuro da indústria automóvel na Alemanha pode depender deles.

Joaquim Oliveira e Diogo Teixeira no Auto Rádio
© Razão Automóvel

A indústria alemã nunca foi tão questionada como agora e são muitos os novos concorrentes que têm conseguido fazer algo que há uns anos parecia impensável: beliscar o gigante da indústria automóvel europeia. Parte do problema está na China, com a Mercedes-Benz, a BMW e a Volkswagen a estarem extremamente expostas a este mercado.

Mas na Europa o ambiente não está muito melhor… A pressão dos regulamentos, a transição energética e a chegada em força das marcas chinesas estão a pressionar os gigantes alemães como há muito não se via… se é que alguma vez se viu!

Por isso mesmo, Mercedes-Benz, BMW e Volkswagen não têm margem para falhar na sua próxima ofensiva de modelos, que tem um objetivo muito bem claro: dar um murro na mesa e recuperar mercado e protagonismo.

Foi o mote para mais um Auto Rádio, um podcast da Razão Automóvel que tem o apoio do PiscaPisca.pt. Comentámos a situação alemã atual e olhámos para três modelos fundamentais para os próximos anos: Mercedes-Benz CLA, Volkswagen ID.2 e o primeiro modelo da nova Neue Klasse da BMW, o novo iX3.

O que se segue?

Com o ID.2 a Volkswagen faz um regresso às origens e quer que este modelo seja para os elétricos o que o Golf foi para os modelos de combustão.

Com um preço base em torno dos 25 mil euros, o ID.2 quer ser o novo «carro do povo». E argumentos não lhe faltam, para além do preço: promete até 450 km de autonomia (ciclo WLTP) e muito espaço.

Aliás, este é mesmo um dos grandes trunfos do ID.2, que promete ter as dimensões exteriores de um Polo, mas o espaço interior de um Golf. O protótipo ID.2all que antecipa o ID.2 de produção anunciava 490 litros para a bagageira, 110 litros mais que o Golf.

Quanto à BMW, a missão parece ser revolucionar a forma como faz um carro elétrico. E quer fazê-lo com uma nova família de modelos a que chamou de Neue Klasse, uma designação que já tinha usado na década de 60 — e que acabou por determinar o que seria a BMW nas décadas seguintes. A importância dos Neue Klasse para o futuro da BMW não podia ser, por isso, mais relevante.

BMW Vision Neue Klasse X
© BMW Estes dois protótipos antecipam os novos elétricos iX3 e i3 da BMW. O iX3 chega no final do ano, enquanto o i3, que será o futuro Série 3 elétrico, chega em 2026. No total estão previstos seis modelos Neue Klasse.

O primeiro Neue Klasse a ser lançado, já este ano, será o SUV iX3. Tem uma nova plataforma específica para elétricos (800 V), novas células cilíndricas para as baterias e novos motores elétricos.

A promessa é a de uma muito maior eficiência que se traduzirá, igualmente, em autonomias superiores à dos seus elétricos atuais.

Saltando para a Mercedes-Benz, a marca de Estugarda revelou recentemente um dos modelos mais importantes da década: o novo CLA, que nós já fomos conhecer em primeira mão a Roma, Itália. Ora veja:

Além de desvendar o próximo capítulo da linguagem visual da Mercedes-Benz, o novo CLA é o primeiro de quatro novos modelos a usar a nova plataforma MMA (Mercedes-Benz Modular Architecture), que suporta motorizações multienergia e irá servir a nova gama de entrada na marca.

O novo CLA promete níveis de eficiência de referência, seja como 100% elétrico — 12 kWh/100 km e até 792 km de autonomia —, seja como mild-hybrid, com o seu motor a gasolina a prometer consumos similares aos de um motor Diesel.

LEIAM TAMBÉM: Mais autonomia não há. Mercedes-Benz CLA 2025 revelado

Encontro marcado no Auto Rádio para a próxima semana

Não faltam por isso motivos de interesse para ver/ouvir o mais recente episódio do Auto Rádio, que está de volta na próxima semana nas plataformas habituais: YouTubeApple Podcasts e Spotify.