Auto Rádio A China está a dominar o setor automóvel e isto é o que vai acontecer

Auto Rádio #90

A China está a dominar o setor automóvel e isto é o que vai acontecer

O Salão de Xangai demonstra o papel cada vez mais dominante da China na indústria automóvel mundial e é o tema do Auto Rádio desta semana.

Guilherme Costa e Miguel Dias no episódio #90 do Auto Rádio
© Razão Automóvel

Começou hoje, 23 de abril, mais uma edição daquele que é, atualmente, o maior salão automóvel do mundo no maior mercado automóvel do planeta. São muitos superlativos, mas tem apenas um protagonista: a China.

Este ano é Xangai quem volta a assumir o palco principal, alternando a cada ano com o Salão de Pequim. Se os certames europeus perderam relevância a olhos vistos nos últimos anos, os salões automóveis chineses vivem o seu momento de afirmação — e refletem, melhor do que nunca, a nova ordem na indústria automóvel global.

Foi exatamente sobre isso que falámos neste Auto Rádio, um podcast da Razão Automóvel com o apoio do PiscaPisca.pt. Neste episódio, olhámos para o impacto da China na indústria automóvel, dos construtores às tendências de consumo, ao mesmo tempo que tentámos perceber o que estão as marcas europeias a fazer para resistir e contra-atacar.

Cada vez mais nacionalistas

Apesar de não haver uma razão definitiva para a “mudança de paradigma”, a realidade é que as tendências de consumo do público chinês estão a mudar.

Se no passado, exibir marcas de luxo europeias era um símbolo de estatuto na China, atualmente já existe um certo orgulho nas marcas domésticas e essa tendência também já chegou aos automóveis. Que o digam a Porsche e as outras marcas premium alemãs, que estão a registar perdas avultadas no mercado chinês, que tem sido, nos últimos anos, o seu principal mercado.

Mas esta viragem do mercado não acontece apenas nos segmentos premium e de luxo. Está também a beneficiar as marcas generalistas locais, que continuam a ganhar quota de mercado às europeias, japonesas e norte-americanas.

A Volkswagen, por exemplo, que durante décadas foi rainha e senhora do mercado chinês, tem sofrido quedas contínuas de vendas e já perdeu a liderança para a BYD. Neste episódio do Auto Rádio falamos de algumas dessas marcas chinesas que estão a prosperar à custa das europeias.

Marcas europeias ao ataque

Contudo, os construtores europeus não se rendem a esta ameaça e no Salão de Xangai ficamos a conhecer os primeiros frutos de uma nova estratégia para vingar no mercado chinês.

Em destaque, mais uma vez, temos a Volkswagen, que apresentou de uma só vez três novos modelos, com a diferença de que foram concebidos na China — em conjunto com os seus parceiros locais —, e apenas para a China.

A Volkswagen não é caso único. No episódio de hoje do Auto Rádio mostramos-lhe como e de que forma outras marcas estão a mudar os seus planos de ataque para enfrentar a concorrência chinesa, cada vez mais presente… inclusive em Portugal.

Muito mais do que carros

O Salão de Xangai não é só sobre automóveis. Também há espaço (e destaque) para tecnologia. Uma das grandes surpresas foi o novo motor híbrido da HORSE, a joint venture entre o Grupo Renault e a Geely, que promete mudar as regras do jogo — fique a saber o que está em causa.

HORSE Future Hybrid Concept
© Horse Powertrain Novo motor híbrido da HORSE.

Encontro marcado no Auto Rádio para a próxima semana

Não faltam por isso motivos de interesse para ver/ouvir o mais recente episódio do Auto Rádio, que está de volta na próxima semana nas plataformas habituais: YouTubeApple Podcasts e Spotify.

Sabe esta resposta?
Em que data foi inaugurada a pista de testes de Nardò?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nardò Technical Center. A pista de testes que se vê do espaço