Auto Rádio Estas seis marcas vão dar que falar em 2025

Auto Rádio #81

Estas seis marcas vão dar que falar em 2025

O mercado automóvel europeu atravessa um período conturbado. Mas mesmo assim, há marcas em destaque e muitas novidades a caminho.

auto radio ep 81, diogo teixeira e miguel dias

O ano de 2025 ainda agora começou e já tem tudo para ser um ano decisivo para a indústria automóvel europeia. A legislação chocou de frente com a realidade, os elétricos não estão a vender ao ritmo que as marcas necessitam e o cumprimento das metas de emissões nos próximos anos está em risco.

Este ano é, por isso, um ano de mudanças e desafios para praticamente todos. Mas mesmo assim, há marcas que prometem dar que falar.

Neste Auto-Rádio, um podcast da Razão Automóvel com o apoio do PiscaPisca.pt, escolhemos seis construtores que vão estar no centro de todas as atenções:

Quais os construtores visados?

Nissan, Tesla, BYD, Jaguar, Toyota e Volkswagen foram os construtores visados neste episódio do Auto Rádio ainda que por motivos distintos.

A Nissan tem atravessado tempos conturbados. A tentativa de fusão com a Honda fracassou, deixando a marca japonesa à procura de um novo caminho, ou como quem diz, parceiro. E este pode ser aquele que ninguém estava a pensar:

Mas enquanto o enquanto o futuro da Nissan não se resolve, a Aliança que ainda mantém com a Renault vai permitir apostar em dois novos produtos para revitalizar a sua posição no mercado: novas gerações do Leaf e do Micra. E ambos vão ser bastante diferentes, seja pela forma ou conteúdo, dos antecessores.

A Tesla também não está a começar 2025 com o pé direito: quebra de 45% nas vendas na Europa em janeiro, mas tem novidades promissoras que podem fazer deste um ano muito positivo para a marca liderada por Elon Musk.

A versão de 2025 do Tesla Model Y é uma delas, acaba de ser apresentada e tem novos argumentos para continuar a ser uma das referências do segmento. Já o testámos em Portugal, ora veja:

Mas a maior novidade da Tesla para 2025 pode ser outra: existem rumores de que a marca norte-americana vai lançar um novo modelo mais acessível, que pode chamar-se Model Q.

Já a chinesa BYD continua a sua ofensiva na Europa e acaba de lançar um modelo feito à medida do mercado europeu: o Atto 2.

BYD Atto 2 - 3/4 de frente
© BYD BYD Atto 2

Mas não se vai ficar por aqui e já confirmou o lançamento do Dolphin Mini, que passará a ser o elétrico mais acessível da marca — neste episódio do Auto Rádio avançamos com o preço que poderá ter na Europa.

As novidades da marca vão-se estender ainda ao lançamento de modelos com… motores a combustão, mas com assistência elétrica.

Entrevista Vice-presidente da BYD em Portugal. “Híbridos são mais importantes que elétricos”

A Jaguar, por outro lado, está a passar pela sua maior transformação de sempre, através do plano Reimagine, que teve no protótipo Type 00 o primeiro sinal de que nada vai ficar como antes.

O primeiro modelo desta nova era será um GT elétrico de quatro portas e vai apontar bem alto, ao segmento de luxo, onde habitam propostas da conterrânea Bentley. Será bem sucedida?

A Toyota continua a diversificar a sua oferta. Por um lado vai reforçar e muito a sua oferta 100% elétrica, com o lançamento de dois novos modelos: o Urban Cruiser e a revelar em breve, um novo crossover elétrico para rivalizar com modelos como o Peugeot 3008, o Renault Scénic ou o Smart #3.

Descubra o seu próximo automóvel:

Por outro lado, o gigante japonês vai apostar na performance. E vai fazê-lo com o regresso de um nome histórico: Celica. Descubra mais sobre este modelo e também sobre o seu novo motor, assistindo ao novo episódio do Auto Rádio.

Mas há mais. É que o MR2 também pode estar de regresso, assim como vai lançar um verdadeiro supercarro — V8 biturbo e eletrificado — que tem como missão dominar as estradas e as pistas.

Fica só a dúvida: que marca vai ostentar sobre o capô: Toyota, Lexus ou… Gazoo Racing? O Diogo Teixeira, Guilherme Costa e Miguel Dias dão os seus melhores palpites.

Volkswagen pode lançar elétrico Made in Portugal

Por fim, mas não menos importante, temos a Volkswagen que também promete ter um ano cheio. E Portugal ganha particular destaque em 2025 para o construtor alemão.

Primeiro, arranca a produção na Autoeuropa da segunda geração do T-Roc, mas as boas notícias podem não ficar por aqui. A fábrica portuguesa está na lista final de destinos para a produção do elétrico mais barato da Volkswagen, o ID.1.

esboço Volkswagen IDEvery1, frente
© Volkswagen

Este modelo, que terá um preço em torno dos 20 mil euros, vai ser antecipado pelo protótipo IDEVERY1, que vamos ficar a conhecer já no início de março. E no que toca a elétricos de preço mais acessível, as novidades da Volkswagen não se ficam por aqui. Fique a saber o que aí vem em mais um episódio do Auto Rádio.

Encontro marcado no Auto Rádio para a próxima semana

Não faltam por isso motivos de interesse para ver/ouvir o mais recente episódio do Auto Rádio, que está de volta na próxima semana nas plataformas habituais: YouTubeApple Podcasts e Spotify.